Logo do repositório
 

Expressividade e emoções na primeira infância: um estudo sobre a interação criança-criança na perspectiva walloniana

dc.contributor.advisorGarms, Gilza Maria Zauhy [UNESP]
dc.contributor.authorRodrigues, Sílvia Adriana [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:01Z
dc.date.available2014-06-11T19:26:01Z
dc.date.issued2008-09-26
dc.description.abstractO presente texto apresenta os resultados da investigação acerca das manifestações afetivo/emocionais de crianças durante a primeira infância em contextos coletivos, mais especificamente no ambiente da educação infantil. Vinculada à linha de pesquisa “Práticas educativas na formação de professores”, adotou-se como objeto as manifestações afetivo-emocionais nas interações criança-criança que se estabelecem no contexto educativo. Estudos recentes, com destaque para aqueles orientados pela teoria walloniana, revelam que a criança, em seu processo de desenvolvimento, é orientada para o outro, forma vínculos afetivos, compartilha e constrói significados objetivos e subjetivos na interação não apenas com parceiros adultos, mas também com seus pares. Assim, apoiando-se na teoria psicogenética de Wallon, buscou-se examinar as interações das crianças com seus coetâneos, adotando os seguintes objetivos específicos: apreender os tipos de manifestações afetivo-emocionais individuais que ocorrem no contexto educativo; examinar os recursos expressivos utilizados pelas crianças nas interações com seus pares; apontar e refletir sobre possíveis direções que propiciem um ambiente produtivo e satisfatório para o desenvolvimento da criança. Para tanto, o estudo, com nuances etnográficas, teve como participantes crianças que se encontram na faixa etária entre o primeiro e o terceiro ano de vida, de um agrupamento de berçário II de uma instituição de educação infantil no município de Presidente Prudente, onde foram realizadas observações assistemáticas entre os meses de fevereiro e junho do ano de 2008...pt
dc.description.abstractThe text presents the results of an investigation about toddlers’ affective/emotional manifestations in collective contexts, more specifically into the children education environment. Linked to the research area “Educative practices into teacher formation”, the affective-emotional manifestations considering the interactions childto- child in the educative context were adopted as object. Recent studies, especially those related to the wallonian theory, reveal that the child in his or her growing process is oriented to the other, makes affective connections, shares and builds objective and affective meanings in the interactions, not only with adults, but also with their partners. Thus, supported by the wallonian psychogenetic theory, the children interactions were examined, with the following specific goals: get the types of individual affective-emotional manifestations which occur in the educative context; examine the expressive resources used by the children when interacting with their partners; point out and think about the possible directions to promote a productive and satisfactory environment to the child’s development. In order to do this, the research, with ethnographic nuancing, considered as participants children between the ages of one to three years old, in a nursery 2 group of a children education institution of Presidente Prudente municipality, where unsystematic observations were made from February to June 2008... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.format.extent110 f.
dc.identifier.aleph000568488
dc.identifier.capes33004129044P6
dc.identifier.citationRODRIGUES, Sílvia Adriana. Expressividade e emoções na primeira infância: um estudo sobre a interação criança-criança na perspectiva walloniana. 2008. 110 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008.
dc.identifier.filerodrigues_sa_me_prud.pdf
dc.identifier.lattes8089865764566741
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/92391
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectEducação infantilpt
dc.subjectTeoria wallonianapt
dc.subjectWallonian theoryen
dc.subjectChildren educationen
dc.titleExpressividade e emoções na primeira infância: um estudo sobre a interação criança-criança na perspectiva wallonianapt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes8089865764566741
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.graduateProgramEducação - FCTpt
unesp.knowledgeAreaFormação inicial e continuada de professorespt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
rodrigues_sa_me_prud.pdf
Tamanho:
433.78 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format