Logotipo do repositório
 

Publicação:
Considerações sobre a atualidade da formação cultural/educacional: novos desafios para a pesquisa

dc.contributor.authorLastória, Luiz Antonio Calmon Nabuco [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-07-15T18:28:59Z
dc.date.available2015-07-15T18:28:59Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractThis paper aims to draw some outlines of what I understand to be background for possible investigations that examine the cultural / educational problems in Brazil from the perspective of Critical Theory. Under the light of these outlines I intend to present two directions of research which are the main objectives of the research project I develop within the Department of Educational Psychology of College of Sciences and Letters of Unesp in Araraquara. In particular, it is necessary to understand the internal deformation that education suffers as a concrete substance of the teaching process in schools, which makes an empirical investigation how the cultural industry’s schemes become present in the “didactic pedagogical scene” necessary. On the other hand, the elucidation of this problem requires a theoretical investigation about the broader process of constitution of today’s subjectivity under the impact of that industry. Both goals set forth herein are intended to provide subsidies to make readings about new educational demands possible in Brazil.en
dc.description.abstractO presente texto visa traçar alguns contornos do que compreendo ser o pano de fundo atual para possíveis investigações que versem sobre a formação cultural/educacional brasileira sob a ótica da Teoria Crítica. À luz desse traçado, pretendo apresentar as duas vertentes temáticas de pesquisa as quais, mais recentemente, figuram como objetivos centrais do projeto de pesquisa que desenvolvo no Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara. Nomeadamente se trata de compreender a deformação interna que sofre a própria formação como substância concreta do processo de ensino levado a cabo em estabelecimentos escolares. Para tanto, se faz necessário investigar empiricamente como os esquemas da indústria cultural se tornam presentes na cena didático-pedagógica. E, de outra parte, a elucidação desse problema requer uma investigação teórica do processo mais amplo de constituição da subjetividade hodierna sob o impacto dessa mesma indústria. Ambos os objetivos aqui enunciados visam fornecer subsídios para efetuar leituras possíveis a respeito das "novas demandas educacionais" no Brasil.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Avenida Dom Antônio, 2100, Parque Universitário, CEP 19806900, SP, Brasil
dc.format.extent9-20
dc.identifierhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/impulso/article/viewArticle/2413
dc.identifier.citationImpulso, v. 20, n. 49, p. 9-20, 2010.
dc.identifier.doi10.15600/2236-9767/impulso.v20n49p9-15
dc.identifier.fileISSN0103-7676-2010-20-49-09-20.pdf
dc.identifier.issn0103-7676
dc.identifier.lattes2752243344158475
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/125363
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofImpulso
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectEducationen
dc.subjectCultureen
dc.subjectCritical theoryen
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectCulturapt
dc.subjectTeoria críticapt
dc.titleConsiderações sobre a atualidade da formação cultural/educacional: novos desafios para a pesquisapt
dc.title.alternativeConsiderations on the current status of cultural/educational formation: new challenges for researchen
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isDepartmentOfPublication4122aeef-23cb-43da-8327-f8d51f5c6604
relation.isDepartmentOfPublication.latestForDiscovery4122aeef-23cb-43da-8327-f8d51f5c6604
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.author.lattes2752243344158475
unesp.author.orcid0000-0002-9870-5687[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentPsicologia da Educação - FCLARpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN0103-7676-2010-20-49-09-20.pdf
Tamanho:
434.49 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format