Logotipo do repositório
 

Publicação:
A comunicação em fóruns de um curso a distância de formação de professores para uso de TDICS: análise da presença de ensino

dc.contributor.authorRozenfeld, Cibele Cecílio de Faria [UNESP]
dc.contributor.authorVeloso, Fernanda Silva
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Paraná (UFPR)
dc.date.accessioned2015-07-15T18:28:29Z
dc.date.available2015-07-15T18:28:29Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractThe importance of the inclusion of digital technology in the classroom has already been pointed out by numerous authors in the educational field and some of them herald that it is through this inclusion that we can achieve transformations in school settings. Based on this assumption, this paper aims to present a distance learning course offered to in service and preservice teachers, focused on the use of technology in foreign language classroom primarily focusing on the role of teacher educators in mediating discussions. For this we sought theoretical support in studies which deal with distance courses (KENSKI, 2008), about virtual environments (ARAÚJO and MARQUESI, 2008), online discussion forums and investigation community and teaching presence (GARRISON, ANDERSON and ARCHER, 2000). Based on the previous theories presented, teacher educator’s messages were analyzed during a distance course offered to teachers in continuing and initial training, identifying marks of teaching presence and pointing to appropriate mediations and/or possible gaps. The results indicate that the teacher must be even more aware of the types of feedback that are provided and of the teaching presence mentioned by Garrison and colleagues (2000, 2001).en
dc.description.abstractA importância de inclusão de tecnologia digitais em sala de aula já vem sendo apontada por inúmeros autores no campo da educação e alguns deles preconizam que é por meio dessa inclusão que poderemos alcançar transformações em contextos escolares. Partindo desse pressuposto, este trabalho tem como objetivo apresentar um curso a distância oferecido para professores em formação continuada e inicial, voltado para o uso de tecnologias em sala de aula de língua estrangeira focalizando prioritariamente o papel dos professores formadores na mediação das discussões. Para tanto buscamos respaldo teórico em estudos que versam sobre cursos a distância (KENSKI, 2008), sobre ambientes virtuais (ARAÚJO JR.; MARQUESI, 2008), fóruns de discussão online e sobre comunidade de investigação e a presença de ensino (GARRISON; ANDERSON; ARCHER, 2000). Com respaldo nas teorias apresentadas, foram analisadas mensagens dos professores formadores ao longo de um curso oferecido na modalidade a distância para professores em formação continuada e inicial, identificando as marcas da presença de ensino e apontando para as mediações adequadas e/ou possíveis lacunas. Os resultados apontam que o professor deve estar cada vez mais atento aos tipos de feedbacks que fornece e à presença de ensino no sentido de Garrison e colaboradores (2000, 2001).pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara Jaú-Km 1, Machados, CEP 14800901, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara Jaú-Km 1, Machados, CEP 14800901, SP, Brasil
dc.format.extent561-571
dc.identifierhttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6765/5298
dc.identifier.citationRevista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 9, n. 3, p. 561-571, 2014.
dc.identifier.fileISSN1982-5587-2014-09-03-561-571.pdf
dc.identifier.issn1982-5587
dc.identifier.lattes943223045871060
dc.identifier.lattes0943223045871060
dc.identifier.orcid0000-0001-8915-9541
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/125125
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista Ibero-Americana de Estudos em Educação
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectDistance educationen
dc.subjectOnline forumsen
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectEducação à distânciapt
dc.subjectFóruns onlinept
dc.subjectFormação de professorespt
dc.titleA comunicação em fóruns de um curso a distância de formação de professores para uso de TDICS: análise da presença de ensinopt
dc.title.alternativeForum communication in a distance preservice and in-service teacher education for the use of digital technologies of information and communication: analyses of teaching presenceen
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.author.lattes943223045871060
unesp.author.lattes0943223045871060[1]
unesp.author.orcid0000-0001-8915-9541[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentLinguística - FCLARpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1982-5587-2014-09-03-561-571.pdf
Tamanho:
195.19 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format