Publicação: Ethos discursivo e a fidelização do público: estratégias discursivas na construção da imagem feminina no anime "Sono bisque doll wa koi o suru"
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Moraes, Erika de 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Bauru - FAAC - Relações Públicas
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A presente pesquisa apresenta uma Análise do Discurso (AD), pautada nos principais conceitos do respaldo teórico-metodológico de linha francesa, especialmente o ethos discursivo, conforme o autor contemporâneo Dominique Maingueneau, tendo como o anime “Sono Bisque Doll wa Koi o Suru”, de modo a compreender o processo de fidelização do público brasileiro a partir da sexualização feminina. Com a expansão dos animes (animações japonesas) ao redor do mundo, características culturais do Japão e comportamentos retratados nas animações passaram a se estender e serem valorizadas em outros países, como, por exemplo, a sexualização da figura feminina e o sadismo da expressão sexual japonesa. Como resultado do estudo, entende-se que a construção feita dos personagens ao público de interesse, por meio das estratégias discursivas utilizadas, agrava a desigualdade de gênero, ao passo que cria espaço para normalização da hipersexualização das mulheres apresentadas na animação, assim como a propagação do machismo estrutural.
Resumo (inglês)
The following research presents a Discourse Analysis (DA), based on the main concepts of the French theoretical-methodological framework, such as discursive ethos, of the anime "Sono Bisque Doll wa Koi o Suru", in order to understand the process of gaining the loyalty of the Brazilian public through the sexualization of women. With the expansion of anime (japanese animation) around the world, japanese cultural characteristics and behaviors portrayed in anime have become widespread and valued in other countries, such as the sexualization of the female figure and the sadism of japanese sexual expression. As a result of the study, it is understood that the construction made of the characters to the audience of interest, through the discursive strategies used, aggravates gender inequality, while creating space for the normalization of the hypersexualization of the women presented in the animation, as well as the propagation of structural male chauvinism
Descrição
Palavras-chave
Sexualização feminina, Discriminação de sexo, Desenho animado, Ethos discursivo, Análise do discurso, Fidelização do público, Animações japonesas, Público brasileiro, Female sexualization, Discursive ethos, Discourse analysis, Audience loyalty, Japanese animations, Brazilian audience
Idioma
Português
Como citar
FURQUIM, Bruna Santoro. Ethos discursivo e a fidelização do público: estratégias discursivas na construção da imagem feminina no anime "Sono bisque doll wa koi o suru". 2024. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Bauru, 2024.