Publicação: O streaming musical na adolescência: um estudo com base no Spotify
Carregando...
Arquivos
Data
2023-07-28
Autores
Orientador
Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira 

Coorientador
Pós-graduação
Música - IA 33004013066P3
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O presente trabalho visa investigar de que maneiras o uso de serviços de streaming de áudio, com foco no Spotify, pode influenciar os hábitos de escuta, o livre arbítrio em relação à seleção de músicas a serem escutadas a formação do gosto musical de adolescentes. Para isso, foi realizado um estudo bibliográfico a respeito do streaming musical e de seu espaço na indústria fonográfica, além de pesquisas acerca do Spotify, por meio de consulta a artigos, da análise das diferentes seções do site do próprio serviço e, também, da observação, de sua plataforma para computador e celular. Após essa etapa, foram estudadas questões ligadas à construção do gosto musical na adolescência, e às formas pelas quais a música afeta as relações sociais, a autopercepção e a identidade dos jovens. Também foram realizadas dez entrevistas semiestruturadas individuais com adolescentes, de doze a quinze anos de idade e a criação de um grupo focal, que contou com oito integrantes. Por meio dessas dinâmicas, procurou-se obter informações acerca das opiniões dos jovens em relação às plataformas de streaming musical, de seus hábitos de escuta e das maneiras pelas quais utilizam o serviço. Foi realizada, então, a análise desse material com base no levantamento bibliográfico realizado anteriormente e no estudo de referências do campo da Psicologia, da Estética Musical e da Ecologia Acústica, de forma a entender o impacto que o Spotify e outras plataformas de streaming podem ter sobre adolescentes. Após isso, são propostos possíveis usos dessa pesquisa na educação básica, por meio de sugestões de algumas práticas pedagógicas que auxiliem os jovens no desenvolvimento de hábitos, ferramentas e habilidades relacionadas à escuta atenta e crítica e à criatividade, de maneira a promover a construção consciente de seu gosto musical.
Resumo (inglês)
This paper aims to investigate in which ways the usage of audio streaming services, focused on Spotify, can influence the listening habits, free will in relation to the selection of songs to be listened to and the formation of musical taste in adolescents. For this, a bibliographical study regarding music streaming and its space in the music industry, as well as research on Spotify, was made, by consulting articles, analyzing the different pages of the service’s website and also by observing its mobile and computer platforms. After this step, issues related to the construction of musical taste in adolescence and the ways by which music affects their social relationships, self-perception and identity were studied. Ten individual semi-structured interviews were carried out with voluntaries aged between twelve and fifteen years, and a focus group, consisting of eight members was created. Through these dynamics, we sought to obtain information about the opinions of the adolescents in relation to music streaming platforms, their listening habits and the
ways in which they use the service. An analysis of this material was then carried out based on the previously made bibliographical research, and on the study of references in the field of Psychology, Musical Aesthetics and Acoustic Ecology, in order to understand the impact that Spotify and other streaming platforms can have on teenagers. After that, possible uses of this research in basic education are
proposed, through suggestions of some pedagogical practices that may help adolescents to develop habits, tools and skills related to attentive and critical listening and creativity, in order to promote the conscious construction of their musical taste.
Descrição
Idioma
Português
Como citar
MILLAN, Bruno Teixeira de Mello. O streaming musical na adolescência: um estudo com base no Spotify. 2023. 240 f. Dissertação (Mestrado em Música), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2023.