Publicação: Em busca da formação social brasileira: marxismo e vida acadêmica
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Artigo
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O texto trata da articulação entre o nacional-desenvolvimentismo presente na produção cultural da década de 1950 e a pauta, essencialmente acadêmica e científica, proposta pela chamada escola de sociologia uspiana, sob o comando de Florestan Fernandes. Pretende-se demonstrar que, a despeito da aparente incongurência das duas proposições, na conjuntura de radicalização política e ideológica que se desenvolveu no período e em virtude da leitura de Marx efetivada pelos discípulos de Fernandes, ocorreu um deslocamento desse grupo para uma posição de esquerda que o aproximou, ainda que criticamente, dos temas hegemônicos à época.
Resumo (inglês)
The text discuss the articulation between the nationaldevelopmentism found in the cultural output of the decade of 1950 and the lineup, essentially academic and scientific, proposed by the so-called “school of sociology uspiana”, under the command of Florestan Fernandes. Despite the apparent incongruity of the two propositions, the article intends to show that, in the situation of ideological and political radicalization that took place in the period, and because of the reading of Marx employed by the disciples of Fernandes, a displacement of that group for a position of left could happen, what has made it’s discussion closer to the hegemonic subjects of that time.
Descrição
Palavras-chave
Nacional-desenvolvimentismo, Marxismo, Vida Acadêmica, Intelectuais, Dualidade, Dialética
Idioma
Português
Como citar
Perspectivas: Revista de Ciências Sociais, v. 28, 2005.