Publicação: Dificuldades de aprendizagem na linguagem escrita
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Osti, Andréia 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Pedagogia - IB
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O domínio das habilidades de escrita e de leitura são as bases para viver uma vida plena em sociedade, e se caracterizam como um fator de extrema importância para outros aprendizados que virão durante a vida escolar. Considerando que as dificuldades de aprendizagem na linguagem escrita são recorrentes nas salas de aula do Ensino Fundamental I, e há ainda impasses para com a temática, o presente trabalho, de natureza qualitativa e exploratória, buscou através de uma revisão bibliográfica conhecer as definições das dificuldades de aprendizagem na linguagem escrita e entender como elas se manifestam nas crianças em idade escolar, sobretudo no período de alfabetização. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos no banco de dados da Scielo, entre os anos de 2010 a 2020. Entende-se que esta pesquisa buscou olhar para as necessidades e especificidades dos alunos que se caracterizam com dificuldades de aprendizagem na escrita, e possibilita uma reflexão sobre as estratégias e recursos para a superação das mesmas, buscando o desenvolvimento integral destas crianças.
Resumo (inglês)
Mastering writing and reading skills are the foundations for living a full life in society, and are characterized as a factor of utmost importance for other learnings that will come during school life. Considering that the learning difficulties in written language are recurrent in the classrooms of Elementary School I, and there are still impasses with the theme, the present work, of a qualitative and exploratory nature, sought through a bibliographic review to know the definitions of learning difficulties in written language and understand how they manifest themselves in school-age children, especially during the literacy period. In this regard, a bibliographic survey of articles was carried out in the Scielo’s database, between 2010 and 2020. It is understood that this research sought to look at the needs and specificities of students who are characterized with learning difficulties in writing, and enables a reflection on the strategies and resources for overcoming them, seeking the integral development of these children.
Descrição
Palavras-chave
Dificuldades de aprendizagem, Escrita, Alfabetização, Learning difficulties, Writing, Literacy
Idioma
Português