Logotipo do repositório
 

Publicação:
O uso de softwares na prática profissional do professor de matemática

dc.contributor.authorSant'Ana, Claudinei de Camargo
dc.contributor.authorAmaral, Rúbia Barcelos
dc.contributor.authorBorba, Marcelo de Carvalho [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2013-09-30T19:26:13Z
dc.date.accessioned2014-05-20T14:17:04Z
dc.date.available2013-09-30T19:26:13Z
dc.date.available2014-05-20T14:17:04Z
dc.date.issued2012-01-01
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma pesquisa que é resultado de cursos online de formação continuada de professores, concebidos a partir de uma parceria entre a UNESP e uma rede nacional de escolas de Ensino Básico. Os cursos buscavam familiarizar os professores de Matemática com os recursos da tecnologia informática, especificamente dois softwares, o Geometricks e o Winplot, no que diz respeito à utilização destes na sala de aula. Após alguns anos da realização dos mesmos, na pesquisa aqui descrita, objetivamos identificar se e como os softwares foram incorporados à prática profissional, em um cenário em que os professores podem contar com laboratórios, formação continuada e suporte técnico. A partir de entrevistas online, pudemos mapear as diferentes escolhas dos professores: não-uso; uso de forma semelhante (ou não) à vivenciada no curso online, e o uso interdisciplinar, mostrando variadas formas pelas quais os professores retraduziram o curso para sua prática.pt
dc.description.abstractThis study is the result of on-line continuing education courses for teachers taught through a partnership between UNESP and a national network of basic education schools. The courses aimed to familiarize mathematics teachers with information technology resources, specifically two software programs, Geometricks and Winplot, and their potential use in the classroom. After having taught the course for several years, we sought to identify if and how the software programs were being incorporated into the professional practice of teachers who have access to computer laboratories, continuing education, and technical support. Based on on-line interviews, we were able to map the different choices made by the teachers: non-use; utilization in a manner similar (or not) to their experience in the on-line course; and interdisciplinary use. These teachers re-translated their experience in the on-line course for application in their own practice in diverse ways.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departamento de Ciências Exatas
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Campinas Faculdade de Ciências Aplicadas
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Departamento de Matemática
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Departamento de Matemática
dc.format.extent527-542
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000300003
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 18, n. 3, p. 527-542, 2012.
dc.identifier.doi10.1590/S1516-73132012000300003
dc.identifier.fileS1516-73132012000300003.pdf
dc.identifier.issn1516-7313
dc.identifier.lattes4055717099002218
dc.identifier.lattes5875288343819683
dc.identifier.orcid0000-0003-4393-6127
dc.identifier.scieloS1516-73132012000300003
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/25119
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectFormação continuada de professorespt
dc.subjectEnsino a distânciapt
dc.subjectSoftware educacionalpt
dc.subjectEducação matemáticapt
dc.subjectTecnologia educacionalpt
dc.subjectContinued teacher educationen
dc.subjectDistance educationen
dc.subjectEducational softwareen
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectEducational technologyen
dc.titleO uso de softwares na prática profissional do professor de matemáticapt
dc.title.alternativeThe use of software in the professional practice of Mathematics teachersen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4055717099002218
unesp.author.lattes5875288343819683[2]
unesp.author.orcid0000-0003-4393-6127[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.departmentMatemática - IGCEpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1516-73132012000300003.pdf
Tamanho:
150.66 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: