Publicação: A formação do professor pesquisador: o estágio supervisionado como iniciação a pesquisa e a docência na educação física
dc.contributor.advisor | Souza Neto, Samuel de [UNESP] | |
dc.contributor.author | Santos, Gabriel Rodrigues [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2021-03-10T12:55:05Z | |
dc.date.available | 2021-03-10T12:55:05Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | Not available | en |
dc.description.abstract | Este trabalho tratou da formação do professor-pesquisador em curso de licenciatura, tendo como foco o estágio curricular supervisionado. Como objetivo geral buscou-se compreender, a partir das reflexões efetuadas na e sobre a prática de ensino do estágio curricular, as contribuições que a perspectiva do professor-pesquisador pôde trazer para a formação de professores em formação e a profissionalização do ensino. Especificamente buscou-se (1) investigar o processo de reflexão e pesquisa utilizados no estágio curricular - prática de ensino em sala de aula na universidade; (2) identificar os elementos da perspectiva do professor-pesquisador que estão presentes nas caracterizações dos estudantes sobre a prática de ensino e; (3) analisar os aspectos emergentes do processo de reflexão e pesquisa encontrados no decorrer do estágio supervisionado - prática de ensino. Optou-se pela pesquisa exploratória e colaborativa, pois se pretende que os professores em formação se tornem pesquisadores de sua própria prática, envolvidas na compreensão e na transformação da realidade. Na pesquisa colaborativa se levou em conta que todos os participantes (sete) se beneficiaram com a contribuição do conhecimento do outro. Entre as técnicas foi utilizado a análise documental, a observação e o grupo focal. Porém, também se incluiu a pesquisa bibliográfica no decorrer desse processo. Os resultados foram organizados em três tópicos: caracterização do processo reflexivo e investigativo no estágio supervisionado; a reflexão no estágio supervisionado em sala de aula; os elementos identificadores da ação do professor que investiga a sua prática. Com relação a reflexão no estágio supervisionado foi observado que tanto no Projeto Político Pedagógico quanto na sala de aula com relação aos professores da disciplina que trabalha-se nesta direção, visando a formação de uma visão critica, mas também critica reflexiva... | pt |
dc.format.extent | 85 f. | |
dc.identifier.aleph | 990009088200206341 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Gabriel Rodrigues. A formação do professor pesquisador: o estágio supervisionado como iniciação a pesquisa e a docência na educação física. 2018. 85 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018. | |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-11-19/000908820.pdf | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/202979 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Alma | |
dc.subject | Professores - Formação | pt |
dc.subject | Prática de ensino | pt |
dc.subject | Pesquisadores | pt |
dc.subject | Estagios supervisionados | pt |
dc.subject | Educação fisica | pt |
dc.title | A formação do professor pesquisador: o estágio supervisionado como iniciação a pesquisa e a docência na educação física | pt |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Educação Física - IBRC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1