Logotipo do repositório
 

Publicação:
Educação para as mídias na formação de professores: uma proposta transmídia entre Web e TV digital

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Bizelli, José Luís

Coorientador

Pós-graduação

Televisão Digital: Informação e Conhecimento - FAAC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O presente trabalho apresenta uma metodologia pedagógica voltada para atividades de leitura e escrita da linguagem audiovisual e se esboça em plataformas digitais de educação e na formação inicial de professores de língua portuguesa. Os objetivos foram desenvolver um curso de alfabetização à linguagem do audiovisual em formato semipresencial utilizando como suporte o ambiente virtual de aprendizagem Moodle e indicar possibilidades de combinação dessa modalidade web com televisão digital. As atividades seguem fundamentos da media literacy, área interdisciplinar que se preocupa em desenvolver formar de ensinar e aprender aspectos relevantes dos meios de comunicação na sociedade, e de princípios da aprendizagem colaborativa e construtivista. São exemplificadas experiências de transposição entre plataformas, limitações da televisão digital e uma proposta de 'parceria' entre web e televisão digital, dentro de uma estratégia de educação transmídia

Resumo (espanhol)

Este trabajo presenta uma metodologia centrada en la enseñanza de lectura y escritura actividades de lenguaje audiovisual y se describe en las plataformas digitales en la educácion y la formación de professores de idioma português. Los objetivos fueron desarrollar um un curso de alfabetización en el lenguaje de formato visual utilizando como apoyo el entorno virtual de aprendizaje Moodle y indicar las possibilidades de combinar esta modalidad web con la televisión digital. Las actividades siguen los fundamentos de la media literacy, campo interdisciplinario que se ocupa em desarrolar formas de enseñar y aprender los aspectos relevantes de la inserción de los medios de comunicación en la sociedade, y los principios del aprendizaje colaborativa y constructivista. Son ejemplificadas experiencias de la transposición entre plataformas, las limitaciones de a televisión digital y un propuesta de associación entre la web y la televisión digital, dentro de una estrategia de educación transmedia

Descrição

Palavras-chave

Mídia digital, Educação, Ensino a distância, Televisão digital, Digital media, Education, Digital television

Idioma

Português

Como citar

CERIGATTO, Mariana Pícaro. Educação para as mídias na formação de professores: uma proposta transmídia entre Web e TV digital. 2012. 186 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2012.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação