Publicação: O currículo como artefato técnico: contribuições críticas de Andrew Feenberg à formação
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Maia, Ari Fernando 

Coorientador
Pós-graduação
Educação Escolar - FCLAR
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A temática ‘tecnologia’ está presente nos mais variados espaços, no cotidiano e no imaginário popular. Seus sentidos estão relacionados às facilidades e às melhorias que os artefatos técnicos proporcionam. Esse modo reducionista de compreender a realidade tecnológica está presente no ambiente escolar, influenciando os comportamentos e os pensamentos dos docentes, discentes e demais atores escolares. Partindo dessas premissas, nossa tese objetiva: compreender a relação entre tecnologia, política e currículo; verificar como professores da Educação Profissional Tecnológica apreendem e relacionam essas concepções; posicionar o currículo na mesma esfera de análise em que se situam os artefatos técnicos. Realizamos uma Análise de conteúdo de sete entrevistas com docentes, que representam o Curso Técnico em Informática, do IFSP Campus Araraquara e do Curso Técnico em Açúcar e Álcool, do IFSP Campus Matão. Constatamos que os participantes possuem visões similares às expressas no cotidiano não-escolar, as quais sustentam que a tecnologia facilita demandas e promove desenvolvimento social, porém, compreendem haver uma intrínseca relação entre a tecnologia, a política e o currículo. Entendemos que os Institutos pesquisados possuem potencial democrático para a formação, à medida que neles há variedades de concepções políticas. Finalmente, compreendemos o currículo como um artefato técnico, à medida que seu design pode ser democratizado a partir de seus ‘usos’, destarte esse ‘objeto’ é um instrumento político.
Resumo (inglês)
The theme of ‘technology’ is present in the most varied spaces, in everyday life and in the popular imagination. Its meanings are related to the facilities and improvements that technical artifacts provide. This reductionist way of understanding technological reality is present in the school environment, influencing the behaviors and thoughts of teachers, students and other school actors. Based on these premises, our thesis aims to: understand the relationship between technology, policy and curriculum; verify how teachers of Professional Technological Education understand and relate these concepts; position the curriculum in the same sphere of analysis in which technical artifacts are situated. We conducted a Content Analysis of seven interviews with teachers, who represent the Technical Course in Computer Science, from IFSP Campus Araraquara and the Technical Course in Sugar and Alcohol, from IFSP Campus Matão. We found that the participants have views similar to those expressed in non-school daily life, which maintain that technology facilitates demands and promotes social development, however, they understand that there is an intrinsic relationship between technology, policy and curriculum. We understand that the researched institutes have democratic potential for educational formation, as there are a variety of political conceptions within them. Finally, we understand the curriculum as a technical artifact, as its design can be democratized based on its ‘uses’, thus this ‘object’ is a political instrument.
Resumo (espanhol)
El tema de la ‘tecnología’ está presente en los espacios más variados, en la vida cotidiana y en el imaginario popular. Sus sentidos están relacionados con las facilidades y mejoras que proporcionan los artefactos técnicos. Esta forma reduccionista de entender la realidad tecnológica está presente en el ámbito escolar, influyendo en los comportamientos y pensamientos de docentes, estudiantes y otros actores escolares. Partiendo de estas premisas, nuestra tesis pretende: comprender la relación entre tecnología, política y currículo; verificar cómo los docentes de Educación Profesional Tecnológica comprenden y relacionan estos conceptos; situar el currículo en la misma esfera de análisis en la que se sitúan los artefactos técnicos. Realizamos un Análisis de Contenido de siete entrevistas con docentes, representativos del Curso Técnico en Informática, del IFSP Campus Araraquara y del Curso Técnico en Azúcar y Alcohol, del IFSP Campus Matão. Encontramos que los participantes tienen visiones similares a las expresadas en la vida cotidiana no escolar, que sostienen que la tecnología facilita las demandas y promueve el desarrollo social, sin embargo, entienden que existe una relación intrínseca entre tecnología, política y currículo. Entendemos que los Institutos investigados tienen potencial democrático para la formación, pues contienen una variedad de concepciones políticas. Finalmente, entendemos el currículo como un artefacto técnico, pues su diseño puede democratizarse a partir de sus ‘usos’, siendo por tanto este ‘objeto’ un instrumento político.
Descrição
Palavras-chave
Educação, Educação Profissional Tecnológica, IFSP, Tecnologia, Teoria Crítica, Critical Theory, Education, Technological Professional Education, Technology, Educación, Educación Profesional Tecnológica, Tecnología, Teoría crítica
Idioma
Português
Como citar
SAMPAIO JUNIOR, L. H. O currículo como artefato técnico: contribuições críticas de Andrew Feenberg à formação. Orientador: Ari Fernando Maia. 2025. 291 p. Tese (Doutorado em Educação Escolar) — Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCL/Ar), Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Araraquara, 2025.