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Publicação:
Deficiência intelectual: percepção dos familiares em relação à aprendizagem escolar, vida cotidiana e futuro

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Orientador

Omote, Sadao

Coorientador

Pós-graduação

Educação - FFC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

As famílias exercem função fundamental no desenvolvimento de todo ser humano e, nas estruturas familiares de crianças com Deficiência Intelectual (DI), há necessidades educacionais em relação à aprendizagem escolar, vida cotidiana e futuro, que as famílias podem identificar em seus filhos. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo principal analisar a percepção dos familiares de crianças com DI em relação à aprendizagem escolar, vida cotidiana e futuro. Objetivo específico: especificamente pretendeu-se identificar o conhecimento sobre a DI, os possíveis desafios enfrentados pela família nas vidas educacional/cotidiana e as expectativas em relação a aprendizagem e o futuro. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva, realizada por meio da entrevista semiestruturada e roteiro de caracterização do familiar informante. Os sujeitos participantes da pesquisa foram compostos por 16 famílias, sendo 14 mães e duas avós, que possuem filhos e/ou netos com diagnóstico de DI na faixa etária entre 4 e 12 anos. A pesquisa descritiva foi realizada em uma Escola de Educação Especial. A coleta de dados foi realizada a partir da data de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, por meio de entrevista semiestruturada e roteiro de caracterização das famílias. O convite inicial foi por meio de contato telefônico com uma breve explanação da pesquisa e, mediante anuência prévia da participação, foi feito o agendamento da entrevista na instituição ou visita domiciliar em caso de dificuldade de o familiar comparecer ao local da entrevista. Para análise de dados, foi realizada a análise de conteúdo, através da entrevista semiestruturada, que foram gravadas e transcritas na íntegra. Tendo identificadas e descritas as categorias temáticas nos relatos dos entrevistados, foram organizadas em função de diferentes variáveis sociodemográficas. Os resultados obtidos mostraram que nem todas as famílias compreendem sobre a DI e que desafios são enfrentados pelas famílias para realizar o acompanhamento escolar de crianças com DI, principalmente no quesito alfabetização. Em relação às atividades de vida diária, as famílias declararam que seus filhos não têm dificuldade para se alimentar, mas em relação a outras atividades cotidianas, são dependentes de cuidados a todo momento. Concluise que, em alguns casos, a família auxilia nos cuidados diários porque encontra dificuldades de ensinar e realizar treinos diários. Outras famílias apontaram que seus filhos/netos conseguem cuidar da higiene, possivelmente, há um envolvimento maior destas famílias em promover a independência de seus filhos. Quanto às expectativas sobre à aprendizagem e ao futuro, as famílias referiram que estão relacionadas à independência do seu filho, de ter condições de ser alfabetizado, estudar e trabalhar. Conclui-se, então, que são necessárias pesquisas que tratem da construção da família que possui uma criança com deficiência, de forma a analisar sua habilidade ou incapacidade, quando esta passa a gerenciar a vida de seu filho. Os dados do estudo revelaram que é necessário que a família seja orientada e trabalhada para que consiga acreditar nas capacidades e potencialidades da criança.

Resumo (inglês)

Families play a fundamental role in the development of every human being and, in the family structures of children with Intellectual Disability (ID), there are educational needs in relation to school learning, daily life and the future, which families can identify in their children. Thus, the main objective of this research was to analyze the perception of families of children with ID in relation to school learning, everyday life and the future. Specific objective: specifically, it was intended to identify knowledge about ID, possible challenges faced by the family in educational/everyday lives and expectations regarding learning and the future. Method: This is a descriptive research, carried out through semi-structured interviews and a characterization script for the informant family member. The subjects participating in the research were composed of 16 families, 14 of which were mothers and two grandmothers, who had children and/or grandchildren diagnosed with ID aged between 4 and 12 years. The descriptive research was carried out in a Special Education School. Data collection was carried out from the date of approval by the Research Ethics Committee, through a semistructured interview and script characterizing the families. The initial invitation was through telephone contact with a brief explanation of the research and, with prior consent to participate, the interview was scheduled at the institution or home visit in case of difficulty for the family member to attend the interview location. For data analysis, content analysis was performed through semi-structured interviews, which were recorded and transcribed in full. Having identified and described the thematic categories in the interviewees' reports, they were organized according to different sociodemographic variables. The results obtained showed that not all families understand about ID and what challenges are faced by families to carry out school monitoring of children with ID, especially in terms of literacy. Regarding activities of daily living, families stated that their children do not have difficulty eating, but in relation to other daily activities, they are always dependent on care. It is concluded that, in some cases, the family helps with daily care because it is difficult to teach and perform daily training. Other families pointed out that their children/grandchildren manage to take care of hygiene, possibly, there is a greater involvement of these families in promoting their children's independence. As for expectations about learning and the future, the families mentioned that they are related to their child's independence, having conditions to be literate, study and work. It is concluded, then, that research is needed that deals with the construction of the family that has a child with a disability to analyze their ability or inability, when they start to manage their child's life. The study data revealed that it is necessary for the family to be guided and worked on so that it can believe in the child's capabilities and potential.

Descrição

Palavras-chave

Educação especial, Família, Processo de ensino-aprendizagem, Atividade diária, Deficiência intelectual, Special education, Family, Teaching-learning, Daily activity, Intellectual disability

Idioma

Português

Como citar

CARDOSO, Daisy Carla Montanha Cordeiro. Deficiência intelectual: percepção dos familiares em relação à aprendizagem escolar, vida cotidiana e futuro. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, 2023.

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