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Publicação:
Arte e infância: o papel do ensino da arte na educação infantil (zero a 3 anos)

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Orientador

Chaluh, Laura Noemi

Coorientador

Tebaldi, Evelin Louise Pavan Ribeiro

Pós-graduação

Curso de graduação

Rio Claro - IB - Pedagogia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O ensino da arte na primeira infância, enfrenta um desafio significativo: a disparidade entre as teorias defendidas e as práticas pedagógicas efetivas. Embora documentos curriculares nacionais, como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), reconheçam a importância da arte como uma forma de expressão e aprendizado para as crianças, muitas vezes as atividades artísticas são reduzidas a meros entretenimentos ou abordagens decorativas. No entanto, as crianças expressam espontaneidade e autonomia em suas criações artísticas, refletindo não apenas seu contexto e época, mas também suas experiências de aprendizado e ideias sobre arte. Nesse contexto, por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, essa pesquisa teve como objetivo compreender o papel do ensino da arte na Educação Infantil, com ênfase na faixa etária de zero a 3 anos, investigando as teorias, as metodologias e as práticas de ensino e a formação docente, por meio da literatura produzida na área da educação e seus documentos curriculares . Este estudo tem natureza qualitativa e caráter descritivo e exploratório, permitindo uma compreensão mais profunda das informações coletadas nas pesquisas bibliográfica e documental. Conclui-se que o ensino da arte na Educação Infantil é essencial para o desenvolvimento integral das crianças, permitindo a expressão de sentimentos e a valorização de suas identidades culturais. A integração da arte às práticas pedagógicas cria experiências significativas, contribuindo para a formação de cada criança que aprende explorando.

Resumo (inglês)

Art education in early childhood faces a significant challenge: the disparity between the theories advocated and the actual pedagogical practices. Although national curriculum documents, such as the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (RCNEI) and the Common National Curriculum Base (BNCC), recognize the importance of art as a form of expression and learning for children, artistic activities are often reduced to mere entertainment or decorative approaches. However, children express spontaneity and autonomy in their artistic creations, reflecting not only their context and time but also their learning experiences and ideas about art. In this context, through a bibliographic and documental research, this study aimed to understand the role of art education in Early Childhood Education, with an emphasis on the age group from zero to three years, by investigating the theories, methodologies, teaching practices, and teacher training through literature produced in the field of education and its curriculum documents. This study is qualitative in nature and has a descriptive and exploratory character, allowing for a deeper understanding of the information collected in the bibliographic and documental research. It concludes that art education in Early Childhood Education is essential for the integral development of children, enabling the expression of feelings and the appreciation of their cultural identities. The integration of art into pedagogical practices creates meaningful experiences, contributing to the formation of each child through exploratory learning.

Descrição

Palavras-chave

Arte, Educação infantil, Creche, Ensino de arte, Art, Early childhood education, Daycare, Art teaching

Idioma

Português

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