Publication: Características do construcionismo presentes no roleplaying game: a narração interativa como alternativa ou complemento à realidade virtual
Loading...
Date
Advisor
Coadvisor
Graduate program
Undergraduate course
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Type
Work presented at event
Access right
Acesso aberto

Abstract
A sigla RPG é a abreviação de Roleplaying Game, que em português quer dizer Jogo de Interpretação de Papéis. Isso porque cada jogador usa um personagem para jogar, como se estivesse representando uma peça de teatro, característica bastante presente em vários tipos de jogos. Este trabalho objetivou apresentar o Roleplaying Game (RPG) como instrumento alternativo e/ ou complementar à realidade virtual e aos jogos interativos de computador à luz da Pedagogia da Imaginação e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TDIC) utilizadas no ensino. A presente pesquisa refere-se a um levantamento bibliográfico no qual foram pesquisadas com restrição de data (a partir 1974 até 2014) várias bases de dados em educação. A partir dos dados analisados é possível perceber que à medida que avança o uso das TDIC também avança o uso do RPG pelas salas de aula do Brasil dada sua inter-relação didática. Dessa forma, dependendo da realidade local da comunidade escolar uma pode complementar a outra e nos casos que não for possível a implantação de computadores sofisticados que permitam o trabalho com a realidade virtual o RPG serviria para trabalhar as mesmas habilidades de maneira mais imaginativa e integrada.
Description
Keywords
Language
Portuguese
Citation
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5231-5238