Logotipo do repositório
 

Publicação:
Características do construcionismo presentes no roleplaying game: a narração interativa como alternativa ou complemento à realidade virtual

dc.contributor.authorGonçales, Juliano Ferreira [UNESP]
dc.contributor.authorSantos, Fernando Figueiredo dos
dc.contributor.authorSouza, Renata Junqueira de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade Nacional Três de Fevereiro (UNTREF)
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:16Z
dc.date.available2016-07-19T13:00:16Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractA sigla RPG é a abreviação de Roleplaying Game, que em português quer dizer Jogo de Interpretação de Papéis. Isso porque cada jogador usa um personagem para jogar, como se estivesse representando uma peça de teatro, característica bastante presente em vários tipos de jogos. Este trabalho objetivou apresentar o Roleplaying Game (RPG) como instrumento alternativo e/ ou complementar à realidade virtual e aos jogos interativos de computador à luz da Pedagogia da Imaginação e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TDIC) utilizadas no ensino. A presente pesquisa refere-se a um levantamento bibliográfico no qual foram pesquisadas com restrição de data (a partir 1974 até 2014) várias bases de dados em educação. A partir dos dados analisados é possível perceber que à medida que avança o uso das TDIC também avança o uso do RPG pelas salas de aula do Brasil dada sua inter-relação didática. Dessa forma, dependendo da realidade local da comunidade escolar uma pode complementar a outra e nos casos que não for possível a implantação de computadores sofisticados que permitam o trabalho com a realidade virtual o RPG serviria para trabalhar as mesmas habilidades de maneira mais imaginativa e integrada.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil
dc.description.affiliationUniversidade Nacional Três de Fevereiro (UNTREF), Buenos Aires, Argentina
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil
dc.format.extent5231-5238
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5231-5238
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-5231-5238.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.lattes9778200016779533
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141744
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.titleCaracterísticas do construcionismo presentes no roleplaying game: a narração interativa como alternativa ou complemento à realidade virtualpt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes9778200016779533
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.departmentEducação - FCTpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-5231-5238.pdf
Tamanho:
519.26 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format