Logotipo do repositório
 

Publicação:
Ensino e aprendizagem de Biologia em trilhas interpretativas: o modelo contextual do aprendizado como referencial

dc.contributor.authorAraujo, Elaine Sandra Nicolini Nabuco de [UNESP]
dc.contributor.authorSoman, José Marcelo [UNESP]
dc.contributor.authorCaluzi, João José [UNESP]
dc.contributor.authorCaldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-03-02T12:57:46Z
dc.date.available2016-03-02T12:57:46Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractThe current study had as its aim to investigate the factors which have influenced the Biology learning in interpretative trial, through of contextual model of learning, proposed by John Howard Falk for research at museums and science centers. Participated of this study, students from the seventh level that realized guided visits at environmental preservation area, located at Botucatu - SP. From the obtained results in such study, we have identified the similarities and differences among the factors which bias the learning process at museums and natural ambient. For school visits to the natural ambient, we identified several elements of personal contexts, sociocultural and physical and that the factor choice and control (personal context) operates on a limited basis. Due to importance of this factor in learning, we believe that there is need for further investigations, based on the interests of students, to enable the development of specific activities for outdoor museums.en
dc.description.abstractO presente estudo teve por objetivo compreender os fatores que influenciam na aprendizagem de Biologia em trilhas interpretativas, a partir do modelo contextual do aprendizado proposto por John Howard Falk para estudos em centros e museus de Ciências. Participaram de nossa investigação, cinco turmas de alunos do 7º ano que realizaram visitas monitoradas a uma área de preservação ambiental, localizada no município de Botucatu-SP. A partir dos resultados obtidos, constatamos semelhanças e diferenças entre os fatores que influenciam na aprendizagem em museus indoor e em ambientes naturais. Em relação a visitas escolares a esses últimos, identificamos diversos elementos dos contextos pessoal, sociocultural e físico e uma operacionalização limitada do fator escolha e controle (contexto pessoal). Tendo em vista a importância desse fator para aprendizagem, entendemos que há necessidade de novas investigações, baseadas nos interesses dos alunos, que possibilitem o desenvolvimento de atividades específicas para museus outdoor.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Física, Faculdade de Ciências de Bauru
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipIdCAPES: AUXPRODOC-253/2005
dc.format.extent31-56
dc.identifierhttp://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/225
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 11, n. 1, p. 31-56, 2011.
dc.identifier.fileISSN1806-5104-2011-11-01-31-56.pdf
dc.identifier.issn1806-5104
dc.identifier.lattes9025514511288441
dc.identifier.lattes4471455206932709
dc.identifier.lattes9980971361333147
dc.identifier.lattes8271905677757962
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134639
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectContextual model of learningen
dc.subjectNatural environmenten
dc.subjectTeaching biologyen
dc.subjectModelo contextual do aprendizadopt
dc.subjectAmbiente naturalpt
dc.subjectEnsino de Biologiapt
dc.titleEnsino e aprendizagem de Biologia em trilhas interpretativas: o modelo contextual do aprendizado como referencialpt
dc.title.alternativeTeaching and learning Biology on interpretative trails: the contextual model of learning as referentialen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes9025514511288441
unesp.author.lattes4471455206932709
unesp.author.lattes9980971361333147[4]
unesp.author.lattes8271905677757962
unesp.author.orcid0000-0003-1502-2483[4]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentEducação - FCpt
unesp.departmentFísica - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1806-5104-2011-11-01-31-56.pdf
Tamanho:
600.11 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format