Publicação:
As concepções das políticas de formação de professores de educação básica em periódicos acadêmicos brasileiros

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Data

2020-03-06

Orientador

Barreiro, Iraíde Marques de Freitas

Coorientador

Pós-graduação

Educação - FFC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Esta investigação teve como objeto de estudo as concepções das políticas de formação de professores da educação básica em periódicos acadêmicos brasileiros no quadriênio de 2013 a 2016 do portal de periódicos acadêmicos da Capes, utilizando como metodologia a análise documental com a abordagem qualitativa conjunta a metapesquisa. O objetivo foi realizar o mapeamento dessas discussões nos periódicos a respeito dessas políticas do campo educacional brasileiro. Foram levantados os principais periódicos e artigos científicos que publicaram sobre as políticas e as principais fontes bibliográficas utilizadas pelos autores dessas pesquisas. Para essas concepções e análises sobre o campo das políticas (BOURDIEU, 1983) nos artigos, foram gerados eixos temáticos para situar os embates das políticas de formação de professores, o que possibilitou a aproximação do campo dos embates do campo educacional. Para a discussão das políticas de formação de professores da educação básica, as reflexões de Nóvoa (1999), André (2013), De Azevedo (1997), Barreto (2015), De Oliveira, Libaneo e Toschi (2012), Tello (2015), Burton (2014), Gatti (2011, 2016, 2019), Saviani (2013), Teodoro (2003) Vieira (2003), Xavier (2014) e Oliveira e Leiro (2019) contribuíram para a investigação. Por conseguinte, a imersão na concepção dessas políticas trouxe à tona dilemas referentes à identidade do professor e a sua valorização na carreira, à idealização da formação universitária dos profissionais da educação básica, a não concepção clara sobre políticas e as políticas de formação de professores, a preocupação com a formação em educação Ead, além de explicitar em quais regiões do país as discussões acerca da formação de professores da educação básica foi mais abordada.

Resumo (inglês)

This research aimed to study the conceptions of basic education teacher training policies in Brazilian academic journals in the 2013-2016 period of Capes academic journal portal, using as methodology the documentary analysis with the qualitative approach joint to metasearch. The objective was to perform the mapping of these discussions in journals about these policies in the Brazilian educational field. The main journals and scientific articles that published about the policies and main bibliographic sources used by the authors of the research were raised. For these conceptions and analyses on the field of policies (BOURDIEU, 1983) in the articles, thematic axes were generated to situate the clashes of teacher training policies, which allowed the approximation of the field of clashes of these policies. For the discussion of the policies of training teachers of basic education, the reflections of Nóvoa (1999), André (2013), De Azevedo (1997), Barreto (2015), De Oliveira, Libaneo e Toschi (2012), Tello (2015), Burton (2014), Gatti (2011, 2016, 2019), Saviani (2013), Teodoro (2003) Vieira (2003), Xavier (2014) and Oliveira e Leiro (2019) contributed to the investigation. Therefore, the immersion in the conception of these policies has brought to light dilemmas regarding the identity of the teacher and his career appreciation, the idealization of university training of basic education professionals, the non-clear conception about policies and teacher training policies, concern about Ead education, as well as explaining in which regions of the country discussions about the training of basic education teachers was further addressed.

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Idioma

Português

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