Logo do repositório
 

Aspectos da regulação sobre o ensino a distância no Brasil

dc.contributor.authorCaram, Nirave Reigota [UNESP]
dc.contributor.authorBizelli, Jose Luis [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-07-15T18:27:20Z
dc.date.available2015-07-15T18:27:20Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractThis article presents a reflection on the historical aspects and legislation on Distance Learning (DL). For this, a bibliographic and documentary research was performed with the goal of raising the necessary notes for discussion. The text begins with the characterization of the current society, the Information Society, which supports the modern distance education, which uses information and communication technologies (ICTs) to establish the process of learning teaching. Five stages of the EAD are identified. Later, the Brazilian legislation concerning the DL is punctuated, starting with the passage by Article 80 of the Guidelines and Bases Law-LBD (Law 9394/96) along with the critical analysis of Decree 5,622/05. Finally, in the final considerations is discussed the negative image that the DL carries by the Brazilian population and obstacles in the existing rules that hinder the democratization of access to education that aims DL.en
dc.description.abstractO presente artigo apresenta uma reflexão em torno dos aspectos históricos e de legislação sobre Ensino a Distância (EAD). Para tanto, foi realizada uma investigação bibliográfica e documental com o objetivo de levantar os apontamentos necessários para a discussão. O texto inicia-se com a caracterização da sociedade atual, a Sociedade da Informação, que ampara o EAD moderna, a qual utiliza as tecnologias de informação e comunicação (TIC) para estabelecer o processo de ensino aprendizagem. Cinco fases do EAD são identificadas. Posteriormente, a legislação brasileira referente ao EAD é pontuada, iniciando com a passagem pelo Art. 80 da Lei de Diretrizes e Bases–LBD (Lei 9394/96) juntamente com a análise crítica do Decreto 5.622/05. Por fim, nas considerações finais é discutida a imagem negativa que o EAD carrega por parte da população brasileira e entraves nas normas vigentes que dificultam a democratização do acesso à Educação que o EAD objetiva.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Antropologia Política e Filosofia, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara-Jaú, km 1, Campus, CEP 14800901, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Antropologia Política e Filosofia, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara-Jaú, km 1, Campus, CEP 14800901, SP, Brasil
dc.format.extent200-209
dc.identifierhttp://www.fclar.unesp.br/#!/departamentos/ciencias-da-educacao/publicacoes/revista-eletronica/revistas2/
dc.identifier.citationPolítica e Gestão Educacional, v. 17, p. 200-209, 2014.
dc.identifier.fileISSN1519-9029-2014-17-200-209.pdf
dc.identifier.issn1519-9029
dc.identifier.lattes3751287338655685
dc.identifier.lattes8326777285580886
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/124638
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofPolítica e Gestão Educacional
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectDistance Educationen
dc.subjectHistory of DLen
dc.subjectDL legislationen
dc.subjectEducation Democratizationen
dc.subjectEnsino a Distânciapt
dc.subjectHistória do EADpt
dc.subjectLegislação do EADpt
dc.subjectDemocratização da Educaçãopt
dc.titleAspectos da regulação sobre o ensino a distância no Brasilpt
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.author.lattes3751287338655685
unesp.author.lattes8326777285580886
unesp.author.orcid0000-0002-6634-1444[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentAntropologia, Política e Filosofia - FCLARpt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1519-9029-2014-17-200-209.pdf
Tamanho:
145.45 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format