Projeto curricular participativo: os estudantes como protagonistas
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Data
Autores
Orientador
Alves, Flávio Soares 

Coorientador
Pós-graduação
Educação Física - FC/FCT/IB 33004137068P8
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Recurso educacional
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O Projeto curricular participativo conta com 8 intervenções pré organizadas, formando assim uma sequência didática, dando mobilidade para professores e estudantes ampliarem ou reduzirem as quantidades de intervenções e modificarem os temas.O modelo da dodicência é sugerido pois se trata da prática por meio da qual docente e discente buscam construir juntos o conhecimento em sala de aula (Freire, 2020). Na leitura de Freire, o trabalho dodiscente oferece a oportunidade de construir coletivamente as aprendizagens, o que torna a dodicência uma prática importantíssima para a qualificação e ampliação do processo educativo. Realizar um projeto curricular participativo com base na dodicência é uma ótima oportunidade para os professores do Ensino Médio trabalharem o engajamento nas aulas de Educação Física, dando voz e vez para os estudantes desenvolverem a autonomia e o protagonismo juvenil, além de aumentar os índices de participação nas aulas, haja vista que essa proposta leva em conta as ideias, conhecimentos prévios e preferências dos estudantes.
Resumo (inglês)
The participatory curriculum project has 8 pre-organized interventions, thus forming the didactic sequence, giving teachers and students mobility to increase or reduce the number of interventions and modify the themes. The doteaching model is suggested because it is the practice through which teachers and students seek to build knowledge together in the classroom (Freire, 2020). In Freire's reading, the work of the student offers the opportunity to collectively build learning, which makes doteaching a very important practice for the qualification and expansion of the educational process. Carrying out a participatory curriculum project based on doteaching is a great opportunity for high school teachers to work on engagement in Physical Education classes, giving students a voice and a chance to develop autonomy and youth protagonism, in addition to increasing participation rates in classes, since this proposal takes into account students' ideas, prior knowledge and preferences.
Descrição
O recurso educacional surge como resultado da pesquisa intitulada: “Uma proposta pedagógica envolvendo saúde, lazer e autoconhecimento no contexto das aulas de educação física no ensino médio: para além dos muros da escola”, que esteve pautada pelo princípio freiriano da dodiscência, evidenciando os estudantes como protagonistas e buscando tematizar práticas corporais relacionadas ao lazer, saúde e autoconhecimento. O material a seguir não deve ser visto como uma receita pronta para ser simplesmente replicada, mas sim como um inspirador de novos encontros e outras possibilidades de acordo com cada contexto em que os estudantes e escola estão inseridos.
Palavras-chave
Educação física, Ensino médio, Lazer, Saúde, Autoconhecimento, Phisical education, High school, Leisure, Health, Self-knowledge
Idioma
Português

