Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Projeto curricular participativo: os estudantes como protagonistas

dc.contributor.advisorAlves, Flávio Soares [UNESP]
dc.contributor.authorNovoa, Bruno Santos [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)pt
dc.date.accessioned2025-07-07T13:40:50Z
dc.date.issued2025-05-19
dc.descriptionO recurso educacional surge como resultado da pesquisa intitulada: “Uma proposta pedagógica envolvendo saúde, lazer e autoconhecimento no contexto das aulas de educação física no ensino médio: para além dos muros da escola”, que esteve pautada pelo princípio freiriano da dodiscência, evidenciando os estudantes como protagonistas e buscando tematizar práticas corporais relacionadas ao lazer, saúde e autoconhecimento. O material a seguir não deve ser visto como uma receita pronta para ser simplesmente replicada, mas sim como um inspirador de novos encontros e outras possibilidades de acordo com cada contexto em que os estudantes e escola estão inseridos.
dc.description.abstractO Projeto curricular participativo conta com 8 intervenções pré organizadas, formando assim uma sequência didática, dando mobilidade para professores e estudantes ampliarem ou reduzirem as quantidades de intervenções e modificarem os temas.O modelo da dodicência é sugerido pois se trata da prática por meio da qual docente e discente buscam construir juntos o conhecimento em sala de aula (Freire, 2020). Na leitura de Freire, o trabalho dodiscente oferece a oportunidade de construir coletivamente as aprendizagens, o que torna a dodicência uma prática importantíssima para a qualificação e ampliação do processo educativo. Realizar um projeto curricular participativo com base na dodicência é uma ótima oportunidade para os professores do Ensino Médio trabalharem o engajamento nas aulas de Educação Física, dando voz e vez para os estudantes desenvolverem a autonomia e o protagonismo juvenil, além de aumentar os índices de participação nas aulas, haja vista que essa proposta leva em conta as ideias, conhecimentos prévios e preferências dos estudantes.pt
dc.description.abstractThe participatory curriculum project has 8 pre-organized interventions, thus forming the didactic sequence, giving teachers and students mobility to increase or reduce the number of interventions and modify the themes. The doteaching model is suggested because it is the practice through which teachers and students seek to build knowledge together in the classroom (Freire, 2020). In Freire's reading, the work of the student offers the opportunity to collectively build learning, which makes doteaching a very important practice for the qualification and expansion of the educational process. Carrying out a participatory curriculum project based on doteaching is a great opportunity for high school teachers to work on engagement in Physical Education classes, giving students a voice and a chance to develop autonomy and youth protagonism, in addition to increasing participation rates in classes, since this proposal takes into account students' ideas, prior knowledge and preferences.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 001.
dc.formatPDF
dc.identifier.lattes6453127062918019
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/311819
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relationhttps://hdl.handle.net/11449/311818
dc.relation.ispartofUma proposta pedagógica envolvendo saúde, lazer e autoconhecimento no contexto das aulas de educação física no ensino médio: para além dos muros da escola.
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectEducação físicapt
dc.subjectEnsino médiopt
dc.subjectLazerpt
dc.subjectSaúdept
dc.subjectAutoconhecimentopt
dc.subjectPhisical educationen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectLeisureen
dc.subjectHealthen
dc.subjectSelf-knowledgeen
dc.titleProjeto curricular participativo: os estudantes como protagonistas
dc.typeRecurso educacionalpt
dspace.entity.typePublication
relation.isAuthorOfPublicationcfacfe17-ebec-45cd-a700-3e9d10e69338
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverycfacfe17-ebec-45cd-a700-3e9d10e69338
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.departmentEducação Física - IBpt
unesp.graduateProgramEducação Física - FC/FCT/IB 33004137068P8pt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
novoa_bs_oe_rcla.pdf
Tamanho:
50.06 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: