Publicação: O smartphone e a educação física escolar: uma proposta de uso de aplicativos de quadro tático para o ensino de esportes de invasão
dc.contributor.advisor | Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP] | |
dc.contributor.author | Bacarin, Camila Silva [UNESP] | |
dc.contributor.coadvisor | Azevedo, Nair Correia Salgado [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | pt |
dc.date.accessioned | 2024-12-03T18:13:20Z | |
dc.date.available | 2024-12-03T18:13:20Z | |
dc.date.issued | 2024-11-19 | |
dc.description.abstract | A presença de smartphones nas escolas desafia as práticas tradicionais de ensino e a Educação Física não está imune. Historicamente centrada em atividades práticas, precisa se adaptar às mudanças culturais e sociais causadas pela era digital, especialmente nos anos finais do ensino fundamental, onde a presença dos smartphones é ubíqua. Essa pesquisa teve como objetivo geral, investigar o uso dos smartphones como recurso pedagógico prático no ensino de esportes de invasão na Educação Física Escolar. Como objetivos específicos, se propôs a: a) mapear a relação dos smartphones e seu uso pelos estudantes; b) analisar a percepção dos estudantes em relação aos smartphones como auxiliares no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Educação Física; c) verificar a possibilidade do uso dos aplicativos de quadro táticos, para o ensino de esportes de invasão nos anos finais do ensino fundamental. Esta pesquisa é um estudo qualitativo que usou, entre as técnicas para a coleta dos dados, a de grupo focal. A pesquisa foi realizada no município de Alvares Machado/SP, em uma escola pública, com 67 alunos matriculados no 9º ano do ensino fundamental. Os resultados mostraram que, apesar dos desafios, os smartphones, quando bem orientados, podem aumentar o engajamento e facilitar a compreensão do conteúdo trabalhado. A introdução de aplicativos de quadro tático foi avaliada positivamente pelos estudantes, embora algumas dificuldades na aplicação prática dos conhecimentos adquiridos tenham sido identificadas. Conclui-se a necessidade de mais estudos para garantir que as habilidades desenvolvidas digitalmente sejam efetivamente transferidas para a prática, para otimizar o processo de ensino-aprendizagem. | pt |
dc.description.abstract | The presence of smartphones in schools challenges traditional teaching practices and Physical Education is not immune. Historically centered on practical activities, it needs to adapt to the cultural and social changes caused by the digital age, especially in the final years of elementary school, where the presence of smartphones is ubiquitous. This research had as general objective to investigate the use of smartphones as a practical pedagogical resource in the teaching of invasion sports in School Physical Education. As specific objectives, it was proposed to: a) map the relationship between smartphones and their use by students; b) to analyze the perception of students in relation to smartphones as aids in the teaching and learning process in Physical Education classes; c) to verify the possibility of using tactical board applications for the teaching of invasion sports in the final years of elementary school. This research is a qualitative study that used, among the techniques for data collection, the focus group. The research was carried out in the municipality of Alvares Machado/SP, in a public school, with 67 students enrolled in the 9th grade of elementary school. The results showed that, despite the challenges, smartphones, when well oriented, can increase engagement and facilitate the understanding of the content worked. The introduction of tactical board applications was positively evaluated by the students, although some difficulties in the practical application of the acquired knowledge were identified. It is concluded that there is a need for further studies to ensure that the skills developed digitally are effectively transferred to practice, to optimize the teaching-learning process. | en |
dc.identifier.capes | 33004137068P8 | |
dc.identifier.citation | BACARIN, Camila Silva. O smartphone e a educação física escolar: uma proposta de uso de aplicativos de quadro tático para o ensino de esportes de invasão. Orientador: Denise Ivana de Paula Albuquerque. 2024. 96 f. Dissertação (Mestrado profissional em Educação Física) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2024. | pt |
dc.identifier.lattes | 8420784770503720 | |
dc.identifier.orcid | 0009-0003-7569-0296 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/11449/258537 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.subject | Educação física escolar | pt |
dc.subject | Esportes de invasão | pt |
dc.subject | School physical education | en |
dc.subject | Smartphones | en |
dc.subject | Invasion sports | en |
dc.title | O smartphone e a educação física escolar: uma proposta de uso de aplicativos de quadro tático para o ensino de esportes de invasão | pt |
dc.title.alternative | El smartphone y la educación física escolar: una propuesta de uso de aplicaciones de tablero táctico para la enseñanza de deportes de invasión | es |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.examinationboard.type | Banca pública | pt |
unesp.graduateProgram | Educação Física - FC/FCT | pt |
unesp.knowledgeArea | Educação física escolar | pt |
unesp.researchArea | Abordagens Metodológicas e processos de ensino e aprendizagem | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- bacarin_cs_me_prud.pdf
- Tamanho:
- 1.84 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.14 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: