Publicação: O smartphone e a educação física escolar: uma proposta de uso de aplicativos de quadro tático para o ensino de esportes de invasão
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Data
Autores
Orientador
Albuquerque, Denise Ivana de Paula 

Coorientador
Azevedo, Nair Correia Salgado 

Pós-graduação
Educação Física - FC/FCT
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A presença de smartphones nas escolas desafia as práticas tradicionais de ensino e a
Educação Física não está imune. Historicamente centrada em atividades práticas, precisa
se adaptar às mudanças culturais e sociais causadas pela era digital, especialmente nos
anos finais do ensino fundamental, onde a presença dos smartphones é ubíqua. Essa
pesquisa teve como objetivo geral, investigar o uso dos smartphones como recurso
pedagógico prático no ensino de esportes de invasão na Educação Física Escolar. Como
objetivos específicos, se propôs a: a) mapear a relação dos smartphones e seu uso pelos
estudantes; b) analisar a percepção dos estudantes em relação aos smartphones como
auxiliares no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Educação Física; c)
verificar a possibilidade do uso dos aplicativos de quadro táticos, para o ensino de
esportes de invasão nos anos finais do ensino fundamental. Esta pesquisa é um estudo
qualitativo que usou, entre as técnicas para a coleta dos dados, a de grupo focal. A
pesquisa foi realizada no município de Alvares Machado/SP, em uma escola pública, com
67 alunos matriculados no 9º ano do ensino fundamental. Os resultados mostraram que,
apesar dos desafios, os smartphones, quando bem orientados, podem aumentar o
engajamento e facilitar a compreensão do conteúdo trabalhado. A introdução de
aplicativos de quadro tático foi avaliada positivamente pelos estudantes, embora algumas
dificuldades na aplicação prática dos conhecimentos adquiridos tenham sido
identificadas. Conclui-se a necessidade de mais estudos para garantir que as habilidades
desenvolvidas digitalmente sejam efetivamente transferidas para a prática, para otimizar
o processo de ensino-aprendizagem.
Resumo (inglês)
The presence of smartphones in schools challenges traditional teaching practices and
Physical Education is not immune. Historically centered on practical activities, it needs
to adapt to the cultural and social changes caused by the digital age, especially in the final
years of elementary school, where the presence of smartphones is ubiquitous. This
research had as general objective to investigate the use of smartphones as a practical
pedagogical resource in the teaching of invasion sports in School Physical Education. As
specific objectives, it was proposed to: a) map the relationship between smartphones and
their use by students; b) to analyze the perception of students in relation to smartphones
as aids in the teaching and learning process in Physical Education classes; c) to verify the
possibility of using tactical board applications for the teaching of invasion sports in the
final years of elementary school. This research is a qualitative study that used, among the
techniques for data collection, the focus group. The research was carried out in the
municipality of Alvares Machado/SP, in a public school, with 67 students enrolled in the
9th grade of elementary school. The results showed that, despite the challenges,
smartphones, when well oriented, can increase engagement and facilitate the
understanding of the content worked. The introduction of tactical board applications was
positively evaluated by the students, although some difficulties in the practical application
of the acquired knowledge were identified. It is concluded that there is a need for further
studies to ensure that the skills developed digitally are effectively transferred to practice,
to optimize the teaching-learning process.
Descrição
Palavras-chave
Educação física escolar, Esportes de invasão, School physical education, Smartphones, Invasion sports
Idioma
Português
Como citar
BACARIN, Camila Silva. O smartphone e a educação física escolar: uma proposta de uso de aplicativos de quadro tático para o ensino de esportes de invasão. Orientador: Denise Ivana de Paula Albuquerque. 2024. 96 f. Dissertação (Mestrado profissional em Educação Física) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2024.