Logo do repositório
 

Feedback de usuários como subsídio para avaliação do estudante de medicina

dc.contributor.authorHamamoto Filho, Pedro Tadao [UNESP]
dc.contributor.authorOliveira, Cristiano Claudino [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Ludmila Almeida [UNESP]
dc.contributor.authorCarvalho, Lídia Raquel de [UNESP]
dc.contributor.authorPeraçoli, José Carlos [UNESP]
dc.contributor.authorBorges, Vera Therezinha Medeiros [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-07T12:38:01Z
dc.date.available2016-07-07T12:38:01Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractEvaluation is a very important part of the teaching-learning process. Different methods and actors may provide distinct elements for a better comprehension on the efficacy of the educational process. This way, there is an increasing attention for evaluation of students’ abilities and attitudes. To involve patients in the evaluation may also provide special information. The present study evaluated students abilities and competences during Obstetrics clerkship through patients’ perspectives. The questionnaire used a Likert scale and it was divided into three aspects: abilities of communication, clinical exam and professionalism. The results showed a good evaluation possibly due to a gratitude bias. However some items had a higher percentage of negative answers and these points should be noted by medical schools, as they can impact professional behavior. Patients’ perspectives to evaluate medical students may provide feedback in order to improve medical education.en
dc.description.abstractA avaliação é fundamental para o processo ensino-aprendizagem. Diferentes métodos de avaliação e diversos atores envolvidos na avaliação podem fornecer elementos distintos, que, somados, fornecem melhor compreensão sobre a efetividade do processo educacional em suas variadas dimensões. A avaliação de habilidades e atitudes de estudantes tem recebido grande atenção recentemente. O envolvimento de pacientes no processo pode ser contributivo, pois sua perspectiva acrescenta informações ímpares. O presente estudo avaliou a aquisição de competências e habilidades de estudantes de Medicina no internato de Obstetrícia, sob o ponto de vista de gestantes. As pacientes responderam a um questionário segundo escala de Likert, com itens de avaliação divididos em habilidades de comunica- ção, exame físico e profissionalismo. Os resultados mostraram boa avaliação dos estudantes em geral, o que atribuímos ao sentimento de gratidão das pacientes. Algumas questões com maiores frequências de respostas negativas, porém, apontam aspectos que merecem maior atenção da escola médica pelo impacto que podem trazer à prática profissional. A perspectiva de pacientes na avaliação do estudante de Medicina poderá balizar estratégias de feedback para qualificar a formação médica.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), Departamento de Saúde Pública, Botucatu, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), Departamento de Saúde Pública, Botucatu, SP, Brasil
dc.format.extent381-386
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000500013
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Educação Médica, v. 36, n. 3, p. 381-386, 2012.
dc.identifier.doi10.1590/S0100-55022012000500013
dc.identifier.fileS0100-55022012000500013.pdf
dc.identifier.issn0100-5502
dc.identifier.lattes8499437381595614
dc.identifier.lattes8499437381595614
dc.identifier.lattes8499437381595614
dc.identifier.lattes6507858203899415
dc.identifier.scieloS0100-55022012000500013
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141367
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação Médica
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectEducational measurementen
dc.subjectClinical competenceen
dc.subjectPatient centered careen
dc.subjectMedical educationen
dc.subjectAvaliação educacionalpt
dc.subjectCompetência clínicapt
dc.subjectAssistência centrada no pacientept
dc.subjectEducação médicapt
dc.titleFeedback de usuários como subsídio para avaliação do estudante de medicinapt
dc.title.alternativePatient’s feedback for medical students’ evaluationen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes8499437381595614
unesp.author.lattes8499437381595614
unesp.author.lattes6507858203899415
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Medicina, Botucatupt
unesp.departmentSaúde Pública - FMBpt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0100-55022012000500013.pdf
Tamanho:
109.16 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format