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A "pedagogia" de Hannah Arendt

dc.contributor.advisorDias, Romualdo [UNESP]
dc.contributor.authorMafra, Tiago Barbosa
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2019-10-09T17:25:58Z
dc.date.available2019-10-09T17:25:58Z
dc.date.issued2019-07-25
dc.description.abstractA que nos conduz o pensamento de Hannah Arendt? Neste estudo concebe-se o pensamento de Hannah Arendt a partir de uma dimensão inerente a sua condição de “conduzir”, nos marcos do sentido etimológico da “pedagogia”. Faz-se um exercício de cartografia do seu pensamento, com uma demarcação sobre aqueles escritos que nos permitem aproximar melhor da condição humana de seu exercício na filosofia. Procuram-se em algumas correspondências, memórias, entrevistas e discursos, as marcas de um pensamento que nos auxiliam a pensar o sentido de “pertencimento”, na relação do sujeito com o mundo, e o sentido do “reconhecimento”, na relação do sujeito com o outro seu semelhante. A resposta à pergunta nuclear alcança a sua elaboração final com a definição do exercício mesmo do pensamento, em uma solução de acerto do sujeito consigo mesmo. Discute-se o sentido do pensar, enquanto uma prática, ao mesmo tempo individual e social, como a expressão da responsabilidade que um sujeito assume diante do outro e diante do mundo. Tais elementos da composição do sujeito a partir do reconhecimento do mundo, do outro e de si, são trazidos para a reflexão dos desafios de uma educação diferente, que tenha-os como base de condução.pt
dc.description.abstractWhere does Hannah Arendt thoughts lead us? In this study Hannah Arendt's thinking is conceived from a dimension inherent in his condition of "driving" within the framework of the etymological sense of "pedagogy". An exercise of cartography of his thought is made, with a demarcation on those writings that allow us to better approach the human condition of his exercise in philosophy. We seek in some correspondences, memories, interviews and speeches, the marks of a thought that help us think the sense of "belonging", regarding the subject with the world, and the sense of "recognition", regarding the subject with the other of his resembling. The answer to the nuclear question reaches its final elaboration with the definition of the exercise of thought, in a solution of hits of the subject's own self-satisfaction. It discusses the meaning of thinking, as a practice, both individual and social, as an expression of the responsibility that one admits before the other and before the world. Such elements of one’s composition from the recognition of the world, from the other and from itself, are brought to the reflection of the challenges of a different education that has them as a basis of conduction.en
dc.identifier.aleph000925822
dc.identifier.capes33004137064P2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/190682
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectHannah Arendtpt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectConduçãopt
dc.subjectDrivingen
dc.subjectEducationen
dc.titleA "pedagogia" de Hannah Arendtpt
dc.title.alternativeThe "pedagogy" of Hannah Arendten
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação - IBpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaPolíticas, gestão e o sujeito contemporâneopt

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