Logo do repositório
 

As várias vozes e seus regimes de verdade: um estudo sobre profissionalização (docente?)

dc.contributor.advisorGarnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]
dc.contributor.authorBernardes, Marisa Rezende [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:49Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:49Z
dc.date.issued2003-07-25
dc.description.abstractO foco desse estudo está nas relações que se tecem entre magistério e profissionalização, através da busca de como, na história de atuação do professor, articulam-se as relações saber/poder e como elas são exercidas. Como no caso do professor o saber/poder é, especialmente, talvez mais do que em outras profissões, seu mo de, como profissioal, interferi no mundo, diversas metáforas tem sido introduzidas e legitimadas no ambiente escolar, apoiadas nessas relações. Para procurar entender as regras e os mecanismos utilizados na relações de poder para produzir esses discursos de verdade, foram realizadas entrevistas com professores de matemática cujas experiências são reconhecidas como diferenciadas e/ou são professores comprometidos publicamente com embates relativos à carreira docente em suas várias dimensões. Optou-se por registrar enunciações em perspectiva de sujeitos cujo olhar, sobre o tema focado, é estratégico, para o que utilizamos os recursos da história oralpt
dc.description.abstractThis study focuses on the relationship between the teaching career and the professional practice by trying to elicit from history how knowledge and power articulate in the teaching field. Metaphors are used to explain how teaching and the relationship knowledge/power interfere with the world. Several mathematics teachers were picked out due to the commitment to their profession at several levels and interviews were conducted in order to make the rules and mechanisms involved in power relationships clear. Enunciations were made made from the strategic standpoint of teachers, with the tools provived by oral historyen
dc.format.extent268 f.
dc.identifier.aleph000224938
dc.identifier.capes33004056079P0
dc.identifier.citationBERNARDES, Marisa Rezende. As várias vozes e seus regimes de verdade: um estudo sobre profissionalização (docente?). 2003. 268 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2003.
dc.identifier.filebernardes_mr_me_bauru.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90908
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceAleph
dc.subjectProfessores de matematicapt
dc.subjectFormação e profissionalização docentept
dc.subjectTeaching careeren
dc.subjectProfessional practiceen
dc.subjectConceptionen
dc.subjectMathematics teachersen
dc.subjectOral historyen
dc.titleAs várias vozes e seus regimes de verdade: um estudo sobre profissionalização (docente?)pt
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublicationaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscoveryaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
unesp.advisor.lattes5089072868644414[1]
unesp.advisor.orcid0000-0003-0750-8483[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino de ciênciaspt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
bernardes_mr_me_bauru.pdf
Tamanho:
814.64 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format