Publicação:
Elaboração e verificação de eficácia educacional de um programa de remediação percepto-viso-motor e leitura para escolares com dificuldades de aprendizagem

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Data

2023-02-17

Orientador

Capellini, Simone Aparecida

Coorientador

Pós-graduação

Fonoaudiologia - FFC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Objetivos: Este estudo teve por objetivos elaborar e verificar a aplicabilidade um programa de remediação percepto-viso-motor e leitura para escolares com dificuldades de aprendizagem; verificar a eficácia educacional entre pré e pós-testagem do programa de remediação percepto-viso-motor e leitura para escolares com dificuldades de aprendizagem. Métodos: O estudo foi desenvolvido em duas fases, sendo a Fase 1 a elaboração e verificação da aplicabilidade de um programa de remediação percepto-viso-motor e leitura para escolares com dificuldades de aprendizagem e a Fase 2 a verificação da eficácia educacional do programa de remediação percepto-viso-motor e leitura para escolares com dificuldades de aprendizagem do 4° e 5° ano do Ensino Fundamental. Na fase 1 foi realizado o levantamento bibliográfico e elaborado o programa de remediação percepto-viso-motor e leitura a partir das habilidades de posição no espaço, figura fundo, constância de forma, closura visual, análise e síntese, discriminação visual, ordenação espacial, ordenação temporal, memória visual, nomeação automática rápida, leitura de caracteres, leitura de palavras, leitura de pseudopalavras e leitura de textos. Para a verificação da aplicabilidade, foi realizado um Estudo Piloto com cinco escolares do 4º ao 5º ano do ensino fundamental, com idade de 9 a 10 anos e 11 meses, de ambos os sexos, com dificuldades de aprendizagem para verificar a adequação do programa elaborado na fase 1 deste estudo. Na fase 2 foi verificado a eficácia educacional do programa elaborado após o Estudo Piloto, participaram 18 escolares do 4º ao 5º ano do ensino fundamental, com idade de 9 a 10 anos e 11 meses, de ambos os sexos, com dificuldades de aprendizagem, divididos em dois grupos. Grupo I: (GI): composto por por 9 escolares com dificuldades de aprendizagem que foram submetidos a pré-testagem, intervenção percepto-viso-motora e leitura e pós-testagem; e Grupo II: (GII): composto por 9 escolares com dificuldades de aprendizagem que foram submetidos a pré-testagem e pós-testagem, que não foram submetidos a intervenção percepto-viso-motora e leitura. Todos os sujeitos foram submetidos a aplicação do Teste de Desenvolvimento da Percepção Visual III (DTVP-III); Protocolo de Avaliação dos Processos de Leitura (PROLEC); Protocolo de Avaliação do Desempenho em Fluência de Leitura (ADFLU)em situação de pré e pós-testagem. O desempenho dos escolares foi analisado por meio do Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versão 25.0 para verificar se ocorreu diferença significante nos escolares evidenciando assim a eficácia educacional do programa elaborado na Fase 1. Resultados: A partir dos resultados e da aplicação do Programa de Remediação Percepto-viso-motor e Leitura no Estudo Piloto, fez se necessário a mudança de alguns estímulos linguísticos. Os resultados mostraram que as estratégias elaboradas no programa de remdiação percepto-viso-motor e leitura para escolares com dificuldades de aprendizagem apresentou aplicabilidade, ou seja, após a elaboração do programa de intervenção e de sua aplicação nos escolares do estudo piloto, pode-se referir que este programa pode ser generalizado e aplicado em escolares que possuam alteração na habilidade percepto-viso-motora e na leitura. Conclusão: Podemos concluir que o programa elaborado se mostrou eficaz e com aplicabilidade, desta forma, o programa elaborado poderá ser utilizado no contexto educacional e clínico com escolares que apresentam dificuldades precepto-viso-motoras que comprometem o desenvolvimento da leitura.

Resumo (inglês)

Objectives: The objective of this study was to develop and verify the applicability of a perceptual-visual-motor and reading remediation program for schoolchildren with learning difficulties; to verify the educational efficiency between pre and post-testing of the perceptual-visual-motor and reading remediation program for schoolchildren with learning difficulties. Methods: The study was carried out in two phases, Phase 1 being the elaboration and verification of the applicability of a perceptual-visual-motor and reading remediation program for schoolchildren with learning difficulties and Phase 2 the verification of the educational efficiency of the program of perceptual-visual-motor remediation and reading for schoolchildren with learning difficulties in the 4th and 5th grade of Elementary School. In phase 1, a bibliographical survey was carried out and the perceptual-visual-motor and reading remediation program was elaborated based on the skills of position in space, background figure, shape constancy, visual closure, analysis and synthesis, visual discrimination, spatial ordering, temporal ordering, visual memory, rapid automatic naming, character reading, word reading, pseudoword reading and text reading. To verify the applicability, a Pilot Study was carried out with five schoolchildren from the 4th to 5th year of elementary school, aged 9 to 10 years and 11 months, of both sexes, with learning difficulties to verify the adequacy of the elaborated program. in phase 1 of this study. In phase 2, the educational efficiency of the program elaborated after the Pilot Study was verified, 18 schoolchildren from the 4th to 5th year of elementary school, aged 9 to 10 years and 11 months, of both sexes, with learning difficulties, divided in two groups. Group I: (GI): composed of 9 schoolchildren with learning difficulties who were submitted to pre-testing, perceptualvisual-motor intervention and reading and post-testing; and Group II: (GII): composed of 9 schoolchildren with learning difficulties who were submitted to pre-testing and posttesting, who were not submitted to perceptual-visual-motor and reading intervention. All subjects were submitted to the Visual Perception Development Test III (DTVP-III); Reading Process Assessment Protocol (PROLEC); Reading Fluency Performance Assessment Protocol (ADFLU) in a pre- and post-test situation. The performance of the schoolchildren was analyzed using the Statistical Package for Social Sciences (SPSS), version 25.0 to verify whether there was a significant difference in the schoolchildren, thus evidencing the educational efficiency of the program developed in Phase 1. Results: Based on the results and application of the Perceptual-Visual-Motor and Reading Remediation Program in the Pilot Study, changed some linguistic stimuli if necessary. The results showed that the strategies elaborated in the perceptualvisual-motor and reading remediation program for schoolchildren with learning difficulties showed applicability, that is, after the elaboration of the intervention program and its application in the schoolchildren of the pilot study, it was possible to mention that this program can be generalized and applied to schoolchildren who have alterations in perceptual-visual-motor skills and in reading. Conclusion: We can conclude that the elaborated program proved to be effective and applicable, thus, the elaborated program can be used in the educational and clinical context with students who have precept-visual-motor difficulties that compromise the development of reading.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

MARGUTI, Melissa Pinotti. Elaboração e verificação de eficácia educacional de um programa de remediação percepto-viso-motor e leitura para escolares com dificuldades de aprendizagem. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.

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