Logotipo do repositório
 

Publicação:
Formação do professor universitário em cursos de licenciatura: a experiência da docência qualifica o ensino?

dc.contributor.advisorAzevedo, Maria Antônia Ramos de [UNESP]
dc.contributor.authorFragelli, Carina Maria Bullio [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-11-09T13:55:29Z
dc.date.available2016-11-09T13:55:29Z
dc.date.issued2016-09-02
dc.description.abstractAs mudanças na formação inicial de professores no Brasil vêm exigindo uma modificação na maneira de compreender a atuação do professor universitário dentro das Instituições de Ensino Superior. A docência aparece como forma de mobilizar conhecimentos potencializando a formação dos graduandos, porém, como esta docência está sendo qualificada? Como a formação dos professores universitários pode vir a fortalecer a prática pedagógica? Com essas ideias iniciais, esta pesquisa dispõe-se a compreender como a experiência da docência na educação básica de professores universitários envolvidos na licenciatura, pode ou não contribuir para a melhoria da sua docência. A partir de um estudo com delineamento etnográfico, foi acompanhado o trabalho pedagógico de três professores da Universidade Estadual Paulista – Campus de Rio Claro, onde foram levantados dados de natureza qualitativa advindos de observações das aulas destes docentes durante um semestre, análise documental dos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos em que os docentes atuam e seus Planos de ensino e entrevistas semiestruturadas. Na análise dos dados os resultados apontam as categorias de análise: docência, experiência e saberes docentes. A docência universitária se mostra em momento de transição, onde os professores já conseguem sentir as modificações das crises universitárias dentro da sala de aula, mas demonstram um interesse e força em propor uma mudança positiva, buscando o protagonismo do aluno como forma de potencializar as ações pedagógicas. A experiência, tanto na educação básica como no ensino superior, é um agente transformador quando obtém caráter objetivo, ou seja, precisa ser considerada e discutida. O tempo aparece como obstáculo na reflexão das ações. Já os saberes docentes universitários revelam-se como um caminho, ainda em construção epistemológica, para estruturar a profissionalidade dos docentes universitários.pt
dc.identifier.aleph000875434
dc.identifier.capes33004137064P2
dc.identifier.lattes9683880235696496
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/144550
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectDocência universitáriapt
dc.subjectSaberes docentespt
dc.subjectExperiênciapt
dc.titleFormação do professor universitário em cursos de licenciatura: a experiência da docência qualifica o ensino?pt
dc.title.alternativeUniversity teacher training degree courses: teaching experience qualifies teaching?en
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes9683880235696496
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEducação - IBpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaLinguagem - Experiência - Memória - Formaçãopt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
fragelli_cmb_me_rcla.pdf
Tamanho:
2.29 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.01 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: