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Perfil dos participantes de campanhas de prevenção do câncer bucal em Araraquara

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Pós-graduação

Curso de graduação

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Resumo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Introdução: O câncer bucal é no Brasil um problema de saúde pública. Quando o diagnóstico é tardio, o prognóstico geralmente é desfavorável e os tratamentos dispendiosos, mutilantes e apenas paliativos. Os principais fatores de risco para o câncer de boca são o fumo, a ingestão crônica de bebidas alcoólicas e a exposição prolongada à radiação solar. A prevenção do câncer de bocal adquire relevância em saúde pública, especialmente se considerarmos que a abordagem preventiva é compatível com a natureza da doença, pois a boca favorece o acesso visual além de ser possível esclarecer a população sobre a necessidade da eliminação dos fatores de risco. O auto-exame e a informação são portanto, fundamentais na prevenção. Objetivo: o objetivo deste trabalho é apresentar o perfil populacional e a incidência de doenças bucais em campanhas de prevenção do câncer bucal. Métodos: foram analisados os 2.313 registros armazenados no banco de dados construído com auxílio do programa Epinfo 6.04, referentes aos pacientes examinados durante as campanhas de prevenção do câncer bucal de 1999, 2000 e 2001, realizadas na FACIRA (Feira Agro Comercial e Industrial da região de Araraquara). Resultados: de 2,313 pacientes examinados, 52.22% eram homens e 47.77% mulheres. A maioria (73.39%) pertencia à faixa etária de 20 a 70 anos. Na amostra havia brancos (83.71%), negros (7.65%) e mestiços (8.56%). As doenças bucais mais comuns foram lesões epiteliais potencialmente malignas (LEPMs) (19.01%), candidose (10.27%), úlcera traumática (7.31%) e ulceração aftosa recorrente (7.31%). A queilite actínica foi a LEPM mais comum (13.71%). Houve 5 (0.21%) casos de câncer bucal. As doenças bucais diagnosticadas durante as campanhas foram tratadas no Serviço de Medicina Bucal, e os casos de câncer encaminhados a Oncologistas. Conclusão: foram alcançados os objetivos desta campanha, já que o índice de doenças bucais foi elevado, com destaque para as LEPMs. Esta atividade preventiva é importante para popularizar as informações sobre o câncer bucal.

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