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Publicação:
Por uma cultura de paz

dc.contributor.authorCardoso, Clodoaldo Meneguello [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-01-18T18:12:25Z
dc.date.available2017-01-18T18:12:25Z
dc.date.issued2003
dc.description.abstractIntrodução: Por ocasião do Ano Internacional por uma Cultura de Paz da UNESCO em 2000, o Núcleo Pela Tolerância realizou um conjunto de atividades sobre a temática junto às escolas públicas do ensino fundamental da cidade de Bauru. O trabalho de extensão universitária foi concebido e estruturado a partir de constatação de que o tema da Paz vinha sendo tratado pela mídia e pelas companhas coordenadas por ONGs de uma forma bastante subjetiva e até mesmo sentimental, não explicitando as principais causas das diversas formas de violência que afligem a sociedade atual. A paz, além da ausência de guerras e das violências físicas, compreende o bem-estar da humanidade como um todo e de cada indivíduo na sua dignidade como ser humano. Esse estar bem passa necessariamente pela conquista concreta dos direitos humanos fundamentais: alimentação, habitação, educação, cultura, lazer, liberdade de expressão, meio ambiente saudável. Objetivos: orientar diretores e coordenadores pedagógicos, oferecer subsídios teóricos e propostas metodológicas aos professores e elaborar material didático infantil sobre o conceito Paz a ser trabalhado como tema transversal, visando ampliar e politizar a idéia de Paz. Métodos: O trabalho teve início em fevereiro de 2000, na Diretoria de Ensino, com um reunião com diretores, coordenadores pedagógicos das escolas públicas estaduais da cidade, quando foi apresentada a proposta de se trabalhar o tema transversal Paz naquele ano. A partir de março a proposta chegou às escolas, das quais muitas engajaram-se no projeto Por uma Cultura de Paz. O Núcleo Pela Tolerância disponibilizou em seu site (www.faac.unesp.br/pesquisa/tolerancia) os materiais produzidos para subsidiar o trabalho dos professores. Paralelamente o Núcleo participou de movimentos públicos, em 2000, na divulgação do Manifesto Paz da UNESCO. O projeto encerrou-se em novembro com a Semana Cultural Por uma Cultura de Paz promovida pela Diretoria de Ensino de Bauru, com a participação de todas as escolas envolvidas. Resultados: Os trabalhos escolares apresentados na Semana Cultural (cartazes, painéis, dança, música e dramatizações) revelaram que o tratamento da Paz como transversal proporcionou uma consciência mais ampla do conceito de paz e da responsabilidade de todos em cultivá-la individual e coletivamente através de uma convivência igualitária, democrática e solidária.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), Departamento de Ciências Humanas, Bauru, SP
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), Departamento de Ciências Humanas, Bauru, SP
dc.identifierhttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Direitos_Humanos/Direit17.htm
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/148513
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.titlePor uma cultura de pazpt
dc.typeResumo
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.departmentCiências Humanas – FAACpt

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