Publicação: A trajetória artística de Gal Costa entre o Tropicalismo musical e a contracultura (1968-1973)
Carregando...
Data
2024-12-17
Orientador
Garcia, Tânia da Costa 

Coorientador
Pós-graduação
História - FCHS
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O objetivo da pesquisa é investigar a trajetória artística da cantora Gal Costa no campo das produções culturais brasileiras de 1968 a 1973. Constantemente rotulada como “musa do Tropicalismo” e “musa do desbunde”, a cantora se associou ao movimento tropicalista no campo musical, estabeleceu parcerias com artistas da cultura marginal e do desbunde e consequentemente desenvolveu uma imagem artística atrelada ao universo contracultural de fins dos anos 1960 e início da década seguinte. Tais fenômenos culturais ganharam força num momento histórico caracterizado pela expansão do mercado de bens simbólicos no Brasil e o recrudescimento da repressão por parte da ditadura militar. Diante desse quadro, a música popular brasileira, especificamente a MPB, enfrentou um
período de intensas disputas e renovações estético-ideológicas. Nosso propósito é compreender como a performance e a identidade artística de Gal foram sendo moldadas a partir do contato com alguns desses grupos e circuitos. Para tanto, a pesquisa se volta para a análise dos álbuns lançados pela intérprete, suas apresentações, shows, entrevistas, materiais de imprensa e instrumentos de pesquisa de vendas de discos a fim de refletir sobre os lugares em que sua obra e sua imagem se situaram no período.
Resumo (inglês)
The aim of this research is to investigate the artistic career of singer Gal Costa in the field of Brazilian cultural productions from 1968 to 1973. Constantly labeled as the “muse of Tropicalism” and the “muse of desbunde”, the singer was associated with the Tropicalist movement in music, established partnerships with artists from marginal culture and desbunde, which contributed to the development of an artistic image connected to the countercultural universe of the late 1960s and early 1970s. These cultural phenomena gained momentum at a time characterized by the expansion of the market for symbolic goods in Brazil and the intensification of repression by the military dictatorship. In this context, Brazilian popular music, specifically MPB, faced a period of intense disputes and aesthetic-ideological renovations. This research seeks to understand how Gal's performance and artistic identity were shaped by her contact with some of these groups and circuits. To achieve this, we analyze her albums, performances, concerts, interviews, press materials and record sales research instruments in order to reflect on the places in which her work and her image were situated in the period.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Como citar
CAMARGO, Felipe Aparecido de Oliveira. A trajetória artística de Gal Costa entre o Tropicalismo musical e a contracultura (1968-1973). 2024. Dissertação (Mestrado em História) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Franca, 2024.