Logo do repositório
 

Bullying como hostilidade social: olhares desde a experiência filosófica na escola

dc.contributor.advisorOliveira, Paula Ramos de [UNESP]
dc.contributor.authorMaia, André Augusto [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)pt
dc.date.accessioned2025-05-14T19:06:21Z
dc.date.issued2025-03-20
dc.description.abstractA presente tese, intitulada Bullying como hostilidade social: olhares desde a experiência filosófica na escola, intenciona discutir e propor, amparado pelos pressupostos da Teoria Crítica – especialmente em Theodor Adorno e Walter Benjamin – bem como pelas proposições de Jorge Larrosa, a desconstrução do conceito bullying, passando-o a chamá-lo de hostilidade social. Utilizando-nos da pesquisa-ação, em uma escola pública da cidade de Ribeirão Preto-SP, realizamos experiências filosóficas com estudantes e com professores sobre tão complexo fenômeno. Organizamos o estudo em três partes, onde apresentamos um panorama da violência escolar e do bullying em escolas brasileiras nos últimos anos, tensionamos o conceito bullying com os pressupostos teóricos, propusemos a mudança conceitual do bullying, substituindo-o pelo conceito de hostilidade social e, por fim, relatamos as experiências filosóficas realizadas com estudantes e professores.pt
dc.description.abstractThis thesis, entitled Bullying as social hostility: views from the philosophical experience at school, aims to discuss and propose, supported by the assumptions of Critical Theory - especially Theodor Adorno and Walter Benjamin - as well as the propositions of Jorge Larrosa, the deconstruction of the concept of bullying, renaming it social hostility. Using action research in a public school in the city of Ribeirão Preto-SP, we carried out philosophical experiments with students and teachers on this complex phenomenon. We have organized the study into three parts, where we present an overview of school violence and bullying in Brazilian schools in recent years, tension the concept of bullying with theoretical assumptions, we proposed the conceptual change of bullying, replacing it with the concept of social hostility and, finally, report on the philosophical experiences carried out with students and teachers.en
dc.identifier.capes33004030079P2
dc.identifier.citationMAIA, André Augusto. Bullying como hostilidade social: olhares desde a experiência filosófica na escola. 2025. 310 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2025.pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/310420
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectFilosofiapt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectTeoria Críticapt
dc.subjectExperiênciapt
dc.subjectHostilidade Socialpt
dc.subjectPhilosophyen
dc.subjectEducationen
dc.subjectCritical Theoryen
dc.subjectExperienceen
dc.subjectSocial Hostilityen
dc.titleBullying como hostilidade social: olhares desde a experiência filosófica na escolapt
dc.title.alternativeBullying as social hostility: views from the philosophical experience at schoolen
dc.typeTese de doutoradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEducação escolarpt
unesp.researchAreaEstudos históricos, filosóficos e antropológicos sobre escola e culturapt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
maia_aa_dr_arafcl.pdf
Tamanho:
9.72 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: