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Bullying como hostilidade social: olhares desde a experiência filosófica na escola

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Orientador

Oliveira, Paula Ramos de

Coorientador

Pós-graduação

Educação Escolar - FCLAR

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A presente tese, intitulada Bullying como hostilidade social: olhares desde a experiência filosófica na escola, intenciona discutir e propor, amparado pelos pressupostos da Teoria Crítica – especialmente em Theodor Adorno e Walter Benjamin – bem como pelas proposições de Jorge Larrosa, a desconstrução do conceito bullying, passando-o a chamá-lo de hostilidade social. Utilizando-nos da pesquisa-ação, em uma escola pública da cidade de Ribeirão Preto-SP, realizamos experiências filosóficas com estudantes e com professores sobre tão complexo fenômeno. Organizamos o estudo em três partes, onde apresentamos um panorama da violência escolar e do bullying em escolas brasileiras nos últimos anos, tensionamos o conceito bullying com os pressupostos teóricos, propusemos a mudança conceitual do bullying, substituindo-o pelo conceito de hostilidade social e, por fim, relatamos as experiências filosóficas realizadas com estudantes e professores.

Resumo (inglês)

This thesis, entitled Bullying as social hostility: views from the philosophical experience at school, aims to discuss and propose, supported by the assumptions of Critical Theory - especially Theodor Adorno and Walter Benjamin - as well as the propositions of Jorge Larrosa, the deconstruction of the concept of bullying, renaming it social hostility. Using action research in a public school in the city of Ribeirão Preto-SP, we carried out philosophical experiments with students and teachers on this complex phenomenon. We have organized the study into three parts, where we present an overview of school violence and bullying in Brazilian schools in recent years, tension the concept of bullying with theoretical assumptions, we proposed the conceptual change of bullying, replacing it with the concept of social hostility and, finally, report on the philosophical experiences carried out with students and teachers.

Descrição

Palavras-chave

Filosofia, Educação, Teoria Crítica, Experiência, Hostilidade Social, Philosophy, Education, Critical Theory, Experience, Social Hostility

Idioma

Português

Citação

MAIA, André Augusto. Bullying como hostilidade social: olhares desde a experiência filosófica na escola. 2025. 310 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2025.

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