Publicação:
Estereótipo de gênero e profissões: uma revisão bibliográfica sobre o que pensaram as crianças de Ensino Fundamental I

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Data

2020

Orientador

Rossi, Célia Regina
Araujo, Marília Frassetto de

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Pedagogia - IB

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O assunto deste trabalho surgiu nas instituições de ensino creche, escolas (Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e Universidade. Dessa forma, o trabalho de conclusão de curso teve como objetivo apresentar e problematizar a percepção laboral dos/as estudantes das instituições de ensino e a relação dessa percepção com os estereótipos de gênero através de uma revisão bibliográfica. As questões de gênero estão produzindo nas crianças modelos comportamentais estereotipados. Está se tornando comum a naturalização dos papeis desiguais atribuídos a homens e mulheres (AUGUSTINI; ROSSI, 2015), isso é o chamado “estereótipo de gênero”. Em outras palavras, a mulher restringe-se às atividades reprodutivas na esfera privado e o homem às produtivas no espaço público, trabalhos estes que são mais valorizados socialmente. Assim, através da metodologia de revisão bibliográfica foram analisadas as produções científicas produzidas nos últimos 10 anos no Portal de Periódicos CAPES e Base de Dados da Scientific Library Online – SciELO sobre a percepção laboral e o estereótipo de gênero. Alguns/as pesquisadores/as afirmam que os estereótipos que relacionam a ciência aos homens podem limitar os interesses das meninas em determinadas atividades e carreiras e direcionar para carreiras vistas como femininas. Segundo a National Science Foundation, quando as meninas não veem as mulheres em determinadas profissões, é muito provável que elas também não se vejam no futuro dessas carreiras. Foi possível concluir que o gênero diz respeito ao social e não biológico. Além disso, muitos/as estudantes das instituições escolares analisados apresentaram a visão do estereótipo de algumas profissões. Com isso, foi possível observar de que maneira os/as alunos/as são levados a crer nesse estereótipo de gênero, apresentando a família, escola, mídia, brinquedos e brincadeiras como grandes influenciadores.

Resumo (inglês)

The subject of this work appeared at day care institutions, schools (Elementary School I, Elementary School II and High School) and University. Thus, the course completion work aimed to present and problematize the job perception of students from educational institutions and the relationship between this perception and gender stereotypes through a bibliographic review. Gender issues are producing stereotyped behavioral models in children. It is becoming common for naturalization of unequal roles attributed to men and women (AUGUSTINI; ROSSI, 2015), this is called the “gender stereotype”. In other words, women are restricted to reproductive activities in the private sphere and men to productive ones in the public space, jobs that are more socially valued. Therefore, through the literature review methodology, the scientific productions produced in the last 10 years on the CAPES Periodical Portal and Scientific Library Online Database - SciELO on work perception and gender stereotype were analyzed. Some researchers claim that the stereotypes that relate science to men can limit girls' interests in certain activities and careers and target careers seen as feminine. According to the National Science Foundation, when girls do not see women in certain professions, it is very likely that they will not see themselves in the future of these careers either. It was possible to conclude that gender is related to social and not biological. In addition, many students from the analyzed school institutions presented the stereotype view of some professions. With that, it was possible to observe how students are led to believe in this gender stereotype, presenting the family, school, media, toys and games as great influencers.

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Português

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