Logotipo do repositório
 

Publicação:
Ciências sociais na infância: contribuições para se ler o mundo

dc.contributor.advisorOliveira, Paula Ramos de [UNESP]
dc.contributor.authorMendes, Bruna Ribeiro de Oliveira [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2020-04-23T14:15:10Z
dc.date.available2020-04-23T14:15:10Z
dc.date.issued2020-02-21
dc.description.abstractEsta é uma pesquisa teórica que tem como objetivo refletir acerca de como as ciências sociais podem ser apresentadas às crianças, reconhecendo assim que elas abrem um espaço para que criança não seja apequenada, pelo contrário, seja escutada. Um espaço que dê escuta às crianças, oferecendo vários pontos de vista distintos, possibilitando novos olhares sobre a vida em sociedade. Na construção deste caminho buscamos discutir sobre o que é ser criança e infância, relacionando a ideia de criança ao longo do processo histórico. Compreendemos a criança como uma construção social, além de discutirmos também sobre o desenvolvimento psíquico e social, apresentando caminhos trazidos pela periodização histórico-cultural. Problematizamos o ambiente escolar repensando a educação, com Larrosa, pelo par sentido e experiência. Inspiramo-nos na trajetória realizada com a filosofia para/com crianças, aproximando dela as ciências sociais. Identificamos a frágil inserção das ciências sociais nos currículos escolares brasileiros e descrevemos como foi desenvolvida a experiência de práticas de filosofia e ciências sociais no ensino infantil e fundamental no município de Cariacica, no Espírito Santo, pela leitura de documentos dados pela Secretaria da Educação do referido município. Vimos na leitura a possibilidade de oferecer as ciências sociais às crianças elaborando histórias infantis sobre conceitos desta disciplina. Percebemos que este caminho que leva às ciências sociais ao ensino infantil e fundamental é possível. Podemos assim dizer que este é um embrião a ser desenvolvido e pensado dentro do ambiente escolar.pt
dc.description.abstractThis is a theoretical research that aims to reflect on how the social sciences may be presented to children, thus recognizing that they open a space so that children are not diminished, and instead are listened to. A space that gives listening to the children, besides offering several different points of view, makes possible the widening of the child's gaze on life in society. In the construction of this path we seek to discuss what it is to be a child and childhood, relating the idea of a child throughout the historical process. We understand the child as a social construction, in addition to discussing the psychic and social development, presenting paths brought by historical-cultural periodization. We problematize the school environment by rethinking education, with Larrosa, by sense and experience. We are inspired by the trajectory carried out with the philosophy towards / with children approaching the social sciences. We identify the fragile insertion of the social sciences in the Brazilian school curricula and describe how the experience of philosophy and social sciences practices in kindergarten and elementary education was developed in the city of Cariacica, in the state of Espírito Santo, for the analysis of documents given by the education secretariat County. We saw in the reading the possibility of offering the social sciences to the children elaborating children's stories on concepts of the social sciences. We realize that this path that leads the social sciences to kindergarten and elementary education is possible. We can thus say that this is an embryo to be developed and thought within the school environment.en
dc.identifier.aleph000930179
dc.identifier.capes33004030079P2
dc.identifier.lattes1788063551247254
dc.identifier.orcid0000-0001-9620-5964
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/192301
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectCiências sociaispt
dc.subjectCriançapt
dc.subjectInfânciapt
dc.subjectHistórias infantispt
dc.titleCiências sociais na infância: contribuições para se ler o mundopt
dc.title.alternativeSocial science in childhood: contributions on reading the worlden
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.advisor.lattes1788063551247254
unesp.advisor.orcid0000-0001-9620-5964
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargo24 meses após a data da defesapt
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEducação escolarpt
unesp.researchAreaEstudos históricos, filosóficos e antropológicos sobre escola e culturapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
mendes_bro_me_arafcl_par.pdf
Tamanho:
550.48 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
mendes_bro_me_arafcl_int.pdf
Tamanho:
1.35 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.97 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: