Logotipo do repositório
 

Publicação:
A intersecção de mitos de origem com o jogo dramático: uma possibilidade intercultural no ensino formal

dc.contributor.advisorGodoy, Kathya Maria Ayres de [UNESP]
dc.contributor.advisorPereira, Theda Cabrera Gonçalves [UNESP]
dc.contributor.authorIgnácio, Sofia Vercelli [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-03-10T12:54:53Z
dc.date.available2021-03-10T12:54:53Z
dc.date.issued2017-11-23
dc.description.abstractNot availableen
dc.description.abstractA proposta da pesquisa é de compreender como trabalhar com mitos de origem nas aulas de Artes do ensino formal. O presente relatório apresenta o caminho trilhado desde a primeira parte da pesquisa, de caráter teórico, a realização da segunda parte, prática, até o momento de reflexão sobre essa prática, em que planos de aula foram criados e aplicados com jovens na matéria de Artes do Ensino Fundamental II. O levantamento bibliográfico foi base para a definição do jogo dramático como possibilidade de realização de um trabalho com mitos. Os principais autores referenciados foram Jean-Pierre Ryngaert (2009), Maria Lúcia de Barros Pupo (2005), Theda Cabrera (2016), Rodrigo Benza Guerra (2013) e Joseph Campbell (1990). A proposta foi utilizar mitos de origem de várias matrizes culturais e refletir sobre os diferentes pontos de vista sobre esse tema, numa abordagem intercultural. A interculturalidade é uma relação de troca entre pessoas de culturas distintas que resulta em uma aprendizagem. Por meio do jogo dramático, cada estudante pôde expressar a sua compreensão dos mitos e discutir suas semelhanças e diferenças. Essa prática permitiu que os estudantes desenvolvessem habilidades para pensar sobre diferenças culturais e sobre a sua cultura, além de refletir sobre sua capacidade de comunicação e expressão em cena. Tanto no jogo dramático quanto em uma relação intercultural é necessário escuta, cumplicidade, autonomia e disponibilidade. O jogo dramático é um espaço de troca e de diálogo e requer que os jogadores trabalhem juntos, com os conflitos que possam surgir, se unindo em prol da criação. Por isso foi possível que a interculturalidade se desenvolvesse por meio do jogo dramático.pt
dc.format.extent[103] f.
dc.identifier.aleph990009078760206341
dc.identifier.citationIGNÁCIO, Sofia Vercelli. A intersecção de mitos de origem com o jogo dramático: uma possibilidade intercultural no ensino formal. 2017. 1 CD-ROM. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura - Arte - Teatro), Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2017.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-09-28/000907876.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/202929
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAlma
dc.subjectTeatro - Estudo e ensinopt
dc.subjectTeatro na educaçãopt
dc.subjectImprovisação (Representação teatral)pt
dc.subjectRepresentação teatralpt
dc.subjectMitologiapt
dc.subjectJogos na artept
dc.subjectGames in artpt
dc.titleA intersecção de mitos de origem com o jogo dramático: uma possibilidade intercultural no ensino formalpt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.undergraduateArte - Teatro - IApt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000907876.pdf
Tamanho:
729.33 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format