Publicação: A intersecção de mitos de origem com o jogo dramático: uma possibilidade intercultural no ensino formal
dc.contributor.advisor | Godoy, Kathya Maria Ayres de [UNESP] | |
dc.contributor.advisor | Pereira, Theda Cabrera Gonçalves [UNESP] | |
dc.contributor.author | Ignácio, Sofia Vercelli [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2021-03-10T12:54:53Z | |
dc.date.available | 2021-03-10T12:54:53Z | |
dc.date.issued | 2017-11-23 | |
dc.description.abstract | Not available | en |
dc.description.abstract | A proposta da pesquisa é de compreender como trabalhar com mitos de origem nas aulas de Artes do ensino formal. O presente relatório apresenta o caminho trilhado desde a primeira parte da pesquisa, de caráter teórico, a realização da segunda parte, prática, até o momento de reflexão sobre essa prática, em que planos de aula foram criados e aplicados com jovens na matéria de Artes do Ensino Fundamental II. O levantamento bibliográfico foi base para a definição do jogo dramático como possibilidade de realização de um trabalho com mitos. Os principais autores referenciados foram Jean-Pierre Ryngaert (2009), Maria Lúcia de Barros Pupo (2005), Theda Cabrera (2016), Rodrigo Benza Guerra (2013) e Joseph Campbell (1990). A proposta foi utilizar mitos de origem de várias matrizes culturais e refletir sobre os diferentes pontos de vista sobre esse tema, numa abordagem intercultural. A interculturalidade é uma relação de troca entre pessoas de culturas distintas que resulta em uma aprendizagem. Por meio do jogo dramático, cada estudante pôde expressar a sua compreensão dos mitos e discutir suas semelhanças e diferenças. Essa prática permitiu que os estudantes desenvolvessem habilidades para pensar sobre diferenças culturais e sobre a sua cultura, além de refletir sobre sua capacidade de comunicação e expressão em cena. Tanto no jogo dramático quanto em uma relação intercultural é necessário escuta, cumplicidade, autonomia e disponibilidade. O jogo dramático é um espaço de troca e de diálogo e requer que os jogadores trabalhem juntos, com os conflitos que possam surgir, se unindo em prol da criação. Por isso foi possível que a interculturalidade se desenvolvesse por meio do jogo dramático. | pt |
dc.format.extent | [103] f. | |
dc.identifier.aleph | 990009078760206341 | |
dc.identifier.citation | IGNÁCIO, Sofia Vercelli. A intersecção de mitos de origem com o jogo dramático: uma possibilidade intercultural no ensino formal. 2017. 1 CD-ROM. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura - Arte - Teatro), Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2017. | |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-09-28/000907876.pdf | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/202929 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Alma | |
dc.subject | Teatro - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Teatro na educação | pt |
dc.subject | Improvisação (Representação teatral) | pt |
dc.subject | Representação teatral | pt |
dc.subject | Mitologia | pt |
dc.subject | Jogos na arte | pt |
dc.subject | Games in art | pt |
dc.title | A intersecção de mitos de origem com o jogo dramático: uma possibilidade intercultural no ensino formal | pt |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulo | pt |
unesp.undergraduate | Arte - Teatro - IA | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1