Arte dissidente na educação básica: possibilidades e desafios para práticas arte/educativas contemporâneas.
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Lima, Sidiney Peterson Ferreira de, 1975- 

Coorientador
Pós-graduação
Artes - IA
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta pesquisa fundamenta-se em propostas pedagógicas do ensino de Artes Visuais, dialogando com a Abordagem Triangular sistematizada por Ana Mae Barbosa, para o ensino de Artes e Culturas Visuais. A partir dessa abordagem, busca-se apresentar produções, conhecer procedimentos e promover experiências artísticas na área de conhecimento trabalhada, com ênfase em obras e referências de artistas contemporâneos dissidentes nas Artes Visuais, especialmente relacionados a sujeitos e narrativas LGBTQIAPN+. Portanto, além da educação em Cultura Visual, busca-se tecer relações e estabelecer diálogos entre estudantes, artistas e produções artísticas dissidentes contemporâneas, explorando possibilidades de aproximação, construção de saberes e fazeres artísticos.
Resumo (inglês)
This research is grounded in pedagogical proposals for the teaching of Visual Arts, drawing on the Triangular Approach to Art and Visual Culture education, as systematized by Ana Mae Barbosa. From this perspective, the study aims to present artistic productions, explore creative processes, and foster artistic experiences based on the field of knowledge, with an emphasis on contemporary artists whose practices are aligned with dissident references in the Visual Arts, particularly LGBTQIAPN+ individuals and narratives. Beyond the framework of Visual Culture education, the research seeks to weave connections and foster dialogues among students, artists, and dissident artistic productions, exploring possibilities for proximity and the construction of artistic knowledge and practices.
Descrição
Palavras-chave
Arte, Arte na educação, Educação básica, Ensino, Pessoas LGBT
Idioma
Português
Citação
CHAGAS, Rafael Porfirio. Arte dissidente na educação básica: possibilidades e desafios para práticas arte/educativas contemporâneas. Orientador: Sidiney Peterson Ferreira de Lima. 2025. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2025.

