Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Arte dissidente na educação básica: possibilidades e desafios para práticas arte/educativas contemporâneas.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Lima, Sidiney Peterson Ferreira de, 1975-

Coorientador

Pós-graduação

Artes - IA

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Esta pesquisa fundamenta-se em propostas pedagógicas do ensino de Artes Visuais, dialogando com a Abordagem Triangular sistematizada por Ana Mae Barbosa, para o ensino de Artes e Culturas Visuais. A partir dessa abordagem, busca-se apresentar produções, conhecer procedimentos e promover experiências artísticas na área de conhecimento trabalhada, com ênfase em obras e referências de artistas contemporâneos dissidentes nas Artes Visuais, especialmente relacionados a sujeitos e narrativas LGBTQIAPN+. Portanto, além da educação em Cultura Visual, busca-se tecer relações e estabelecer diálogos entre estudantes, artistas e produções artísticas dissidentes contemporâneas, explorando possibilidades de aproximação, construção de saberes e fazeres artísticos.

Resumo (inglês)

This research is grounded in pedagogical proposals for the teaching of Visual Arts, drawing on the Triangular Approach to Art and Visual Culture education, as systematized by Ana Mae Barbosa. From this perspective, the study aims to present artistic productions, explore creative processes, and foster artistic experiences based on the field of knowledge, with an emphasis on contemporary artists whose practices are aligned with dissident references in the Visual Arts, particularly LGBTQIAPN+ individuals and narratives. Beyond the framework of Visual Culture education, the research seeks to weave connections and foster dialogues among students, artists, and dissident artistic productions, exploring possibilities for proximity and the construction of artistic knowledge and practices.

Descrição

Palavras-chave

Arte, Arte na educação, Educação básica, Ensino, Pessoas LGBT

Idioma

Português

Citação

CHAGAS, Rafael Porfirio. Arte dissidente na educação básica: possibilidades e desafios para práticas arte/educativas contemporâneas. Orientador: Sidiney Peterson Ferreira de Lima. 2025. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2025.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação