Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Arte dissidente na educação básica: possibilidades e desafios para práticas arte/educativas contemporâneas.

dc.contributor.advisorLima, Sidiney Peterson Ferreira de, 1975- [UNESP]
dc.contributor.authorChagas, Rafael Porfirio [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2025-05-09T14:29:00Z
dc.date.issued2025-03-28
dc.description.abstractEsta pesquisa fundamenta-se em propostas pedagógicas do ensino de Artes Visuais, dialogando com a Abordagem Triangular sistematizada por Ana Mae Barbosa, para o ensino de Artes e Culturas Visuais. A partir dessa abordagem, busca-se apresentar produções, conhecer procedimentos e promover experiências artísticas na área de conhecimento trabalhada, com ênfase em obras e referências de artistas contemporâneos dissidentes nas Artes Visuais, especialmente relacionados a sujeitos e narrativas LGBTQIAPN+. Portanto, além da educação em Cultura Visual, busca-se tecer relações e estabelecer diálogos entre estudantes, artistas e produções artísticas dissidentes contemporâneas, explorando possibilidades de aproximação, construção de saberes e fazeres artísticos.pt
dc.description.abstractThis research is grounded in pedagogical proposals for the teaching of Visual Arts, drawing on the Triangular Approach to Art and Visual Culture education, as systematized by Ana Mae Barbosa. From this perspective, the study aims to present artistic productions, explore creative processes, and foster artistic experiences based on the field of knowledge, with an emphasis on contemporary artists whose practices are aligned with dissident references in the Visual Arts, particularly LGBTQIAPN+ individuals and narratives. Beyond the framework of Visual Culture education, the research seeks to weave connections and foster dialogues among students, artists, and dissident artistic productions, exploring possibilities for proximity and the construction of artistic knowledge and practices.en
dc.identifier.capes41002016026P1
dc.identifier.citationCHAGAS, Rafael Porfirio. Arte dissidente na educação básica: possibilidades e desafios para práticas arte/educativas contemporâneas. Orientador: Sidiney Peterson Ferreira de Lima. 2025. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2025.
dc.identifier.lattes6040405105206034
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/310288
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectArtept
dc.subjectArte na educaçãopt
dc.subjectEducação básicapt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectPessoas LGBTpt
dc.titleArte dissidente na educação básica: possibilidades e desafios para práticas arte/educativas contemporâneas.pt
dc.title.alternativeDissident art in basic education: possibilities and challenges for contemporary art/educational practices.en
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isAuthorOfPublication87de9b7e-4f4f-4619-8346-d0f1228cb323
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery87de9b7e-4f4f-4619-8346-d0f1228cb323
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramArtes - IApt
unesp.knowledgeAreaArte e educaçãopt
unesp.researchAreaProcessos de ensino, aprendizagem e criação em artespt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
chagas_rp_me_ia.pdf
Tamanho:
4.84 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: