Logotipo do repositório
 

Publicação:
Origami: o uso como instrumento alternativo no ensino da geometria

dc.alternative
dc.contributor.advisorNogueira, José Roberto [UNESP]
dc.contributor.authorFreitas, Aline Claro de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-02-17T16:12:02Z
dc.date.available2016-02-17T16:12:02Z
dc.date.issued2016-01-29
dc.description.abstractFrente à realidade do ensino contemporâneo que demanda a necessidade de diversificar o uso de estratégias de ensino, pretendemos propor uma abordagem, por meio de material concreto e que pode tornar-se bastante significativa no ensino da matemática. Este trabalho discute sobre a história, aplicações clássicas e utilização do origami em sala de aula. Após uma breve apresentação histórica sobre o origami, apresentamos uma abordagem axiomática deste instrumento. Dois dos três famosos problemas matemáticos gregos da antiguidade que não podem ser solucionados através da régua e compasso: trissecção do ângulo e duplicação do cubo encontram uma solução por meio das técnicas de origami. Além disso, apresentamos sugestões de roteiros de aulas e a atividade aplicada em sala de aula que obteve resultado satisfatório.pt
dc.description.abstractFaced with the reality of contemporary teaching that demands the need to diversify the use of teaching strategies, we intend to propose an approach through concrete material and can become quite significant in mathematics education. This monograph discusses about the history, classic applications and use origami in the classroom. After a brief historical introduction about origami, we present an axiomatic approach of this instrument. Two of the three famous Greek mathematical problems of antiquity that can’t be solved by ruler and compass: trisection angle and doubling the cube find a solution through of origami techniques. In addition, we present suggestions classes scripts and the activitie applied in the classroom that obtained satisfactory result.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.identifier.aleph000868193
dc.identifier.capes31075010001P2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134280
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectMatemáticapt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectGeometriapt
dc.subjectOrigamipt
dc.subjectTrissecçãopt
dc.subjectAxiomapt
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectLearningen
dc.subjectGeometryen
dc.subjectOrigamien
dc.subjectTrisectionen
dc.subjectAxiomen
dc.titleOrigami: o uso como instrumento alternativo no ensino da geometriapt
dc.title.alternativeOrigami: use as an alternative tool in the teaching of geometryen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Pretopt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramMatemática em Rede Nacional - FC/FCT/FEIS/IBILCE/IGCE 31075010001P2pt
unesp.knowledgeAreaMatemática do ensino superiorpt
unesp.researchAreaNão constapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
freitas_ac_me_prud.pdf
Tamanho:
1.53 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.96 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: