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Publicação:
Aprendizagem do conceito de frações frente a situações de aprendizagem sugeridas pela secretaria de educação do Estado de São Paulo

dc.contributor.authorOliveira, Raquel Gomes de [UNESP]
dc.contributor.authorCintra, Leonardo [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:15Z
dc.date.available2016-07-19T13:00:15Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO objetivo da pesquisa era verificar a existência de referenciais científicos propostos por Piaget e colaboradores para que seja feita a construção operatória ou significativa do conceito de frações. A pesquisa foi realizada por um aluno do 3º ano do Curso de Licenciatura em Matemática da FCT-Unesp com uma sala de aula de 6º ano de uma escola pública da cidade de Rancharia-SP. No levantamento de dados, o material didático disponibilizado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE) foi analisado e houve a aplicação de uma prova diagnóstica para os alunos a fim de averiguar seus desempenhos sobre a relação parte-todo, a associação entre representação pictórica e a linguagem matemática, a equivalência e ordem entre frações e a representação fracionária. Os resultados mostraram que os elementos que compõem o referencial científico piagetiano estão presentes na sequência da SEE de forma pontual, o que não possibilitou aos alunos terem a devida articulação cognitiva ou operatória entre os mesmos, levando a concluir que o baixo desempenho dos alunos quanto a frações se deve ao modo como tais elementos são apresentados e trabalhados didaticamente com os alunos. Concluiu-se também que apesar de o material fornecido pela SEE contemplar alguns elementos propostos pela teoria piagetiana, é necessário que este material seja reelaborado, a partir de sua complementação com uso de materiais e atividades didáticas que contemplem e possibilitem a articulação dos referenciais piagetianos a fim de que haja a construção operatória pelos alunos do conceito de frações.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil
dc.format.extent1891-1903
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1891-1903
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-1891-1903.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.lattes5507035725222959
dc.identifier.orcid0000-0003-4300-0003
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141742
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectCurrículo de matemáticapt
dc.subjectEnsino e aprendizagempt
dc.subjectFraçõespt
dc.titleAprendizagem do conceito de frações frente a situações de aprendizagem sugeridas pela secretaria de educação do Estado de São Paulopt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5507035725222959[1]
unesp.author.orcid0000-0003-4300-0003[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.departmentEducação - FCTpt

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