Publicação: Posicionamento da faixa efetiva e altura de voo em aeronaves agrícolas
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Data
Orientador
Furlani, Carlos Eduardo Angeli 

Coorientador
Pós-graduação
Agronomia (Produção Vegetal) - FCAV
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Visto que aviões agrícolas podem ser dimensionados e equalizados de acordo com as características técnicas das aplicações, oferecendo excelente qualidade na aplicação e ao mesmo tempo elevado rendimento operacional que garantem maior eficiência das aplicações aéreas. O objetivo da pesquisa foi avaliar a qualidade de aplicação através do coeficiente de variação (CV%) de 2 modelos de aeronaves agrícolas sendo o Ipanema 202 (EMB-202) e AirTractor 502 (AT-502), em função da altura de voo e faixa de deposição. Foram analisadas 101 configurações em 45 aeronaves agrícolas sendo 20 do modelo AT-502 e 25 do modelo EMB-202, em 5 estados brasileiros em serviços denominados “Clinica de Aeronaves”, o qual utiliza o método de espectrofotometria de fio baseada na norma ASAE S386.2 (ASAE, 2018). Para desenvolver a análise dos dados, os mesmos foram divididos em faixa de deposição e altura de voo, dentro de cada modelo de aeronave estudou-se 3 faixas efetivas de deposição. As faixas utilizadas para o modelo Ipanema 202 (EMB-202) foram de 18, 20 e 22 metros, no modelo AirTractor (AT-502) foi de 28, 30 e 32 metros. As alturas de voos utilizadas foram de 4 e 6 metros para a aeronave modelo Ipanema 202 (EMB-202), para o modelo AirTractor (AT-502) utilizou 6 e 8 metros. Utilizou-se a análise de componentes principais a fim de quantificar a importância de cada variável na variabilidade dos dados e as correlações entre elas. Na análise multivariada as aeronaves do modelo AT-502 e TH-510G, apresentaram maior correlação nas variáveis velocidade, faixa efetiva e coeficiente de variação, devido ao seu maior porte. A aeronave do modelo Ipanema (EMB-202), apresenta maior relação com a variável taxa de aplicação e uso da envergadura, isto posto por ser uma aeronave mais utilizada em culturas com áreas de dimensões irregulares. Dos modelos de aeronaves avaliados, o modelo AT-502 apresenta maior rendimento chegando a 12,5% o que corresponde a 90 ha/h, quando a passa-se a utilizar faixa de 28 para 32 metros. Já o modelo EMB-202 quando se passa a utilizar a faixa de deposição de 18 para 22 metros o ganho de rendimento que chega a 18,2% que representa 73 ha/h. Os melhores coeficientes de variação encontrados para a aeronave modelo AT-502 foi utilizando a faixa de aplicação 32 metros e a altura de voo de 5 metros a utilizar a altura de 8 metros ocorre um aumento no coeficiente de variação (CV%), já para o modelo EMB-202 a faixa de 20 metros foi o melhor coeficiente de variação e a altura de voo não interferiu na qualidade de deposição.
Resumo (inglês)
Since agricultural planes can be dimensioned and equalized according to the technical characteristics of the applications, offering excellent quality in the application and at the same time a high operational performance that guarantee greater efficiency in aerial applications. The objective of the research was to evaluate the quality of application through the coefficient of variation (CV%) of 2 models of agricultural aircraft, the Ipanema 202 (EMB-202) and AirTractor 502 (AT-502), as a function of the flight height and deposition range. 101 configurations were analyzed in 45 agricultural aircraft, 20 of the AT-502 model and 25 of the EMB-202 model, in 5 Brazilian states in services called "Aircraft Clinic", which uses the wire spectrophotometry method based on the ASAE S386 standard. .2 (ASAE, 2018). To develop the data analysis, they were divided into deposition range and flight height, within each aircraft model 3 effective deposition ranges were studied. The ranges used for the Ipanema 202 model (EMB-202) were 18, 20 and 22 meters, for the AirTractor model (AT-502) it was 28, 30 and 32 meters. The flight heights used were 4 and 6 meters for the aircraft model Ipanema 202 (EMB-202), for the model AirTractor (AT502) it used 6 and 8 meters. Principal component analysis was used to quantify the importance of each variable in data variability and the correlations between them. In the multivariate analysis, the AT-502 and TH-510G model aircraft showed greater correlation in the variables speed, effective range and coefficient of variation, due to their larger size. The Ipanema model aircraft (EMB-202) has a greater relationship with the variable rate of application and use of the wingspan, given that it is an aircraft most used in crops with areas of irregular dimensions. Of the aircraft models evaluated, the AT-502 model has the highest efficiency, reaching 12.5%, which corresponds to 90 ha/h, when the range is used from 28 to 32 meters. The EMB-202 model, on the other hand, when using the deposition range from 18 to 22 meters, the yield gain reaches 18.2%, which represents 73 ha/h. The best coefficients of variation found for the AT502 model aircraft were using the application range of 32 meters and the flight height of 5 meters, using the height of 8 meters, there is an increase in the coefficient of variation (CV%), as for the EMB-202 model, the range of 20 meters was the best coefficient of variation and the flight height did not interfere in the quality of deposition.
Descrição
Palavras-chave
Agricultura, Aeronaves, Análise
Idioma
Português