Logotipo do repositório
 

Publicação:
O professor na escola pública: a dimensão política da docência

dc.contributor.advisorLeite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]
dc.contributor.authorAirolde, Mauricio Cesar
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-06-06T14:47:46Z
dc.date.available2022-06-06T14:47:46Z
dc.date.issued2022-02-23
dc.description.abstractEsta pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Unesp, Câmpus de Presidente Prudente e está vinculada a linha de pesquisa “Formação dos profissionais da educação, políticas educativas e escola pública”. Teve como objetivo investigar de que forma se revela, nas narrativas dos professores, a dimensão política do trabalho docente na escola pública. A dimensão política do trabalho docente, o posicionamento crítico e o comprometimento dos professores, com base em princípios éticos, acabam refletindo numa educação pública de boa qualidade para todos. Dessa forma, tivemos a necessidade de pesquisar o referido fenômeno junto aos professores da educação básica a partir dos estudos de Terezinha Azeredo Rios, Paulo Freire, Florestan Fernandes, Dermeval Saviani e Renê Silveira. A pesquisa foi realizada na perspectiva da abordagem qualitativa. Utilizamos, como procedimento metodológico, a entrevista narrativa, elaborada a partir das ideias de Jovchelovich e Bauer (2010) sobre a preparação, a iniciação, a narração central, as fases de perguntas e as fases conclusivas. Realizamos as entrevistas narrativas com cinco professores do ensino fundamental II da Escola Estadual Vereador Pedro Tófano, localizada no distrito de Montalvão, município de Presidente Prudente (SP). A análise das narrativas foi realizada a partir da compreensão-interpretativa apresentada por Souza (2014). Os resultados da pesquisa revelam que os professores assumem o compromisso com a escola pública e a dimensão política de sua atuação docente. Este compromisso torna-se evidente desde o momento de planejar e desenvolver as aulas, até a relação de respeito que assumem com os alunos e com o contexto em que trabalham.pt
dc.description.abstractThis research was developed together with the Graduate Program of the Faculty of Science and Technology, Unesp, Presidente Prudente Campus and is linked to the research line “Training of education professionals, educational policies and public schools”. It aimed to investigate how the political dimension of teaching work in public schools is revealed in the teachers' narratives. The political dimension of teaching work, the critical positioning and commitment of teachers, based on ethical principles, end up reflecting a good quality public education for all. Thus, we had the need to research this phenomenon with teachers of basic education from the studies of Terezinha Azeredo Rios, Paulo Freire, Florestan Fernandes, Dermeval Saviani and Renê Silveira. The research was carried out from the perspective of a qualitative approach. We used, as a methodological procedure, the narrative interview, based on the ideas of Jovchelovich and Bauer (2010) on preparation, initiation, central narration, the questioning phases and the concluding phases. We conducted narrative interviews with five elementary school II teachers from Escola Estadual Vereador Pedro Tófano, located in the district of Montalvão, in Presidente Prudente (SP). The analysis of the narratives was carried out based on the interpretative understanding presented by Souza (2014). The research results reveal that teachers assume a commitment to public schools and the political dimension of their teaching activities. This commitment becomes evident from the moment of planning and developing the classes, to the relationship of respect they assume with the students and with the context in which they work.en
dc.identifier.capes33004129044P6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/235047
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectPapel do professorpt
dc.subjectDimensão política do trabalho docentept
dc.subjectEscola públicapt
dc.subjectRole of the teacheren
dc.subjectPolitical dimension of teaching worken
dc.subjectPublic schoolen
dc.subjectPapel del maestroes
dc.subjectDimensión política del trabajo docentees
dc.subjectEscuela públicaes
dc.titleO professor na escola pública: a dimensão política da docênciapt
dc.title.alternativeThe teacher in the public school: the political dimension of teachingen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação - FCTpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaLinha 4 - Formação dos profissionais da educação, políticas educativas e escola pública.pt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
airolde_mc_me_prud.pdf
Tamanho:
1.27 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.95 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: