Publicação: Estratégias municipais para oferta da educação básica: análise de parcerias público-privado no município de Itirapina
dc.contributor.advisor | Borghi, Raquel Fontes [UNESP] | |
dc.contributor.author | Souza, Edilene Pontes de [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:29:13Z | |
dc.date.available | 2015-03-23T15:29:13Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso refere-se ao estudo de um caso e está inserido ao âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisa em Política Educacional (Greppe) que, realiza estudos e pesquisas referentes ao projeto “Estratégias Municipais para a Oferta da Educação Básica: análise de parcerias público-privado no Estado de São Paulo”. O período da pesquisa é de 1997-2006, período de vigência do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). O objetivo é estudar e analisar as estratégias utilizadas pelo município de Itirapina para a oferta da Educação Básica, especificamente na etapa da Educação Infantil, ou seja, estudar e analisar as parcerias (acordos) lá existentes, sua natureza e modalidade. Quais os fatores que levaram a Prefeitura de Itirapina a firmar convênio para oferta de vagas em instituições privadas filantrópicas (creches) e qual a normalização para estes convênios. Sabe-se que estas instituições já atendem as matrículas das creches e pré-escolas há muitos anos, antes mesmo do convênio formal que se iniciou em 2000. Estudar as implicações que as políticas públicas educacionais trouxeram para a oferta da primeira etapa da Educação Básica no período analisado, como a vinculação de recursos financeiros destinados a Educação e sua distribuição pelo Fundef é imprescindível na compreensão do quadro em que se encontra a Educação Infantil no município, principalmente a primeira etapa que atende às crianças na faixa etária de 0 a 3 anos em creches (conveniadas). A perspectiva de melhorias apontada pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que, distribuirá recursos financeiros para esta etapa da educação, já tão penalizada ao longo da história, traz a certeza de mudanças, porém, ainda... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo) | pt |
dc.format.extent | 79 f. | |
dc.identifier.aleph | 000607857 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, Edilene Pontes de. Estratégias municipais para oferta da educação básica: análise de parcerias público-privado no município de Itirapina. 2009. 79 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009. | |
dc.identifier.file | souza_ep_tcc_rcla.pdf | |
dc.identifier.lattes | 6883075564600277 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0003-1486-7396 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/121410 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Aleph | |
dc.subject | Ensino fundamental | pt |
dc.subject | Educação infantil | pt |
dc.subject | Políticas educacionais | pt |
dc.subject | Creches conveniadas | pt |
dc.title | Estratégias municipais para oferta da educação básica: análise de parcerias público-privado no município de Itirapina | pt |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.advisor.lattes | 6883075564600277 | |
unesp.advisor.orcid | 0000-0003-1486-7396 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Pedagogia - IBRC | pt |
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