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Publicação:
Estratégias municipais para oferta da educação básica: análise de parcerias público-privado no município de Itirapina

dc.contributor.advisorBorghi, Raquel Fontes [UNESP]
dc.contributor.authorSouza, Edilene Pontes de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-23T15:29:13Z
dc.date.available2015-03-23T15:29:13Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso refere-se ao estudo de um caso e está inserido ao âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisa em Política Educacional (Greppe) que, realiza estudos e pesquisas referentes ao projeto “Estratégias Municipais para a Oferta da Educação Básica: análise de parcerias público-privado no Estado de São Paulo”. O período da pesquisa é de 1997-2006, período de vigência do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). O objetivo é estudar e analisar as estratégias utilizadas pelo município de Itirapina para a oferta da Educação Básica, especificamente na etapa da Educação Infantil, ou seja, estudar e analisar as parcerias (acordos) lá existentes, sua natureza e modalidade. Quais os fatores que levaram a Prefeitura de Itirapina a firmar convênio para oferta de vagas em instituições privadas filantrópicas (creches) e qual a normalização para estes convênios. Sabe-se que estas instituições já atendem as matrículas das creches e pré-escolas há muitos anos, antes mesmo do convênio formal que se iniciou em 2000. Estudar as implicações que as políticas públicas educacionais trouxeram para a oferta da primeira etapa da Educação Básica no período analisado, como a vinculação de recursos financeiros destinados a Educação e sua distribuição pelo Fundef é imprescindível na compreensão do quadro em que se encontra a Educação Infantil no município, principalmente a primeira etapa que atende às crianças na faixa etária de 0 a 3 anos em creches (conveniadas). A perspectiva de melhorias apontada pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que, distribuirá recursos financeiros para esta etapa da educação, já tão penalizada ao longo da história, traz a certeza de mudanças, porém, ainda... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)pt
dc.format.extent79 f.
dc.identifier.aleph000607857
dc.identifier.citationSOUZA, Edilene Pontes de. Estratégias municipais para oferta da educação básica: análise de parcerias público-privado no município de Itirapina. 2009. 79 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.
dc.identifier.filesouza_ep_tcc_rcla.pdf
dc.identifier.lattes6883075564600277
dc.identifier.orcid0000-0003-1486-7396
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/121410
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectEducação infantilpt
dc.subjectPolíticas educacionaispt
dc.subjectCreches conveniadaspt
dc.titleEstratégias municipais para oferta da educação básica: análise de parcerias público-privado no município de Itirapinapt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes6883075564600277
unesp.advisor.orcid0000-0003-1486-7396
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduatePedagogia - IBRCpt

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