Publicação: Indicativos do autoconceito e da autoestima de estudantes de um cursinho popular e a aprendizagem de biologia: investigando relações
dc.contributor.advisor | Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP] | |
dc.contributor.author | Santos, Ícaro Scalisse de Freitas | |
dc.contributor.author | Jacomin, João Vinícius Rodrigues | |
dc.contributor.author | Oliveira, Marcos Antonio Fernandes de | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2023-01-30T17:38:59Z | |
dc.date.available | 2023-01-30T17:38:59Z | |
dc.date.issued | 2023-01 | |
dc.description.abstract | O Brasil é caracterizado por um cenário de desigualdade social, que se reflete numa disparidade da qualidade de ensino ofertada à população. Os cursinhos populares têm como público-alvo estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, sendo uma importante ferramenta de democratização do acesso ao ensino superior, possibilitando aprendizagens aos estudantes. No processo de aprendizagem, fatores importantes são o autoconceito e a autoestima. O objetivo desta pesquisa é investigar indícios do autoconceito acadêmico e da autoestima de estudantes de um cursinho popular e a relação com a aprendizagem de biologia à luz da Pedagogia Histórico-Crítica. Foram utilizados questionários com estudantes e tutores, seguido de análise textual discursiva. Os resultados indicam a presença de sentimentos de insuficiência, autocobrança e medo de não atingir as expectativas e que o interesse pessoal, a motivação e a posição social que ocupam contribuem para uma melhoria da autopercepção dos estudantes e do valor que atribuem a si. | pt |
dc.description.abstract | Brazil is marked by a scenario of social inequality, which is reflected in a disparity in the quality of education offered to the population. The popular courses are aimed at students in a situation of socioeconomic vulnerability, being an important tool for democratizing access to higher education, improving learning. Self-concept and Self-esteem are important factors in the learning process. The objective of this research is to investigate evidence of the academic self-concept and self-esteem of students in a popular course and the relationship with learning biology according to Historical-Critical Pedagogy. Questionnaires for students and tutors were used, followed by discursive textual analysis. The results indicate the presence of feelings of insufficiency, self-demand and fear of not meeting expectations and that the personal interest, motivation and social position they occupy contribute to an improvement in the students' self-perception and the value they attribute to themselves. | en |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/239135 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso restrito | |
dc.subject | Autopercepção | pt |
dc.subject | Autoestima | pt |
dc.subject | Aprendizagem | pt |
dc.subject | Biologia | pt |
dc.subject | Educação popular | pt |
dc.title | Indicativos do autoconceito e da autoestima de estudantes de um cursinho popular e a aprendizagem de biologia: investigando relações | pt |
dc.title.alternative | Self-concept and self-esteem indicators of students in a popular course and biology learning: investigating relationships | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatu | pt |
unesp.undergraduate | Ciências Biológicas - IBB | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- santos_isfetal_tcc_bot.pdf
- Tamanho:
- 442.41 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 2 de 2
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.45 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição:
Carregando...
- Nome:
- santos_isfetal_autorizacao_bot.pdf
- Tamanho:
- 130.49 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição: