Logotipo do repositório
 

Publicação:
Indicativos do autoconceito e da autoestima de estudantes de um cursinho popular e a aprendizagem de biologia: investigando relações

dc.contributor.advisorCampos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]
dc.contributor.authorSantos, Ícaro Scalisse de Freitas
dc.contributor.authorJacomin, João Vinícius Rodrigues
dc.contributor.authorOliveira, Marcos Antonio Fernandes de
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-01-30T17:38:59Z
dc.date.available2023-01-30T17:38:59Z
dc.date.issued2023-01
dc.description.abstractO Brasil é caracterizado por um cenário de desigualdade social, que se reflete numa disparidade da qualidade de ensino ofertada à população. Os cursinhos populares têm como público-alvo estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, sendo uma importante ferramenta de democratização do acesso ao ensino superior, possibilitando aprendizagens aos estudantes. No processo de aprendizagem, fatores importantes são o autoconceito e a autoestima. O objetivo desta pesquisa é investigar indícios do autoconceito acadêmico e da autoestima de estudantes de um cursinho popular e a relação com a aprendizagem de biologia à luz da Pedagogia Histórico-Crítica. Foram utilizados questionários com estudantes e tutores, seguido de análise textual discursiva. Os resultados indicam a presença de sentimentos de insuficiência, autocobrança e medo de não atingir as expectativas e que o interesse pessoal, a motivação e a posição social que ocupam contribuem para uma melhoria da autopercepção dos estudantes e do valor que atribuem a si.pt
dc.description.abstractBrazil is marked by a scenario of social inequality, which is reflected in a disparity in the quality of education offered to the population. The popular courses are aimed at students in a situation of socioeconomic vulnerability, being an important tool for democratizing access to higher education, improving learning. Self-concept and Self-esteem are important factors in the learning process. The objective of this research is to investigate evidence of the academic self-concept and self-esteem of students in a popular course and the relationship with learning biology according to Historical-Critical Pedagogy. Questionnaires for students and tutors were used, followed by discursive textual analysis. The results indicate the presence of feelings of insufficiency, self-demand and fear of not meeting expectations and that the personal interest, motivation and social position they occupy contribute to an improvement in the students' self-perception and the value they attribute to themselves.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/239135
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso restrito
dc.subjectAutopercepçãopt
dc.subjectAutoestimapt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectBiologiapt
dc.subjectEducação popularpt
dc.titleIndicativos do autoconceito e da autoestima de estudantes de um cursinho popular e a aprendizagem de biologia: investigando relaçõespt
dc.title.alternativeSelf-concept and self-esteem indicators of students in a popular course and biology learning: investigating relationshipsen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatupt
unesp.undergraduateCiências Biológicas - IBBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
santos_isfetal_tcc_bot.pdf
Tamanho:
442.41 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.45 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
santos_isfetal_autorizacao_bot.pdf
Tamanho:
130.49 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: