Publicação: Indicativos do autoconceito e da autoestima de estudantes de um cursinho popular e a aprendizagem de biologia: investigando relações
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Data
Orientador
Campos, Luciana Maria Lunardi 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Ciências Biológicas - IBB
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
O Brasil é caracterizado por um cenário de desigualdade social, que se reflete numa disparidade da qualidade de ensino ofertada à população. Os cursinhos populares têm como público-alvo estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, sendo uma importante ferramenta de democratização do acesso ao ensino superior, possibilitando aprendizagens aos estudantes. No processo de aprendizagem, fatores importantes são o autoconceito e a autoestima. O objetivo desta pesquisa é investigar indícios do autoconceito acadêmico e da autoestima de estudantes de um cursinho popular e a relação com a aprendizagem de biologia à luz da Pedagogia Histórico-Crítica. Foram utilizados questionários com estudantes e tutores, seguido de análise textual discursiva. Os resultados indicam a presença de sentimentos de insuficiência, autocobrança e medo de não atingir as expectativas e que o interesse pessoal, a motivação e a posição social que ocupam contribuem para uma melhoria da autopercepção dos estudantes e do valor que atribuem a si.
Resumo (inglês)
Brazil is marked by a scenario of social inequality, which is reflected in a disparity in the quality of education offered to the population. The popular courses are aimed at students in a situation of socioeconomic vulnerability, being an important tool for democratizing access to higher education, improving learning. Self-concept and Self-esteem are important factors in the learning process. The objective of this research is to investigate evidence of the academic self-concept and self-esteem of students in a popular course and the relationship with learning biology according to Historical-Critical Pedagogy. Questionnaires for students and tutors were used, followed by discursive textual analysis. The results indicate the presence of feelings of insufficiency, self-demand and fear of not meeting expectations and that the personal interest, motivation and social position they occupy contribute to an improvement in the students' self-perception and the value they attribute to themselves.
Descrição
Palavras-chave
Autopercepção, Autoestima, Aprendizagem, Biologia, Educação popular
Idioma
Português