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Publicação:
Indicativos do autoconceito e da autoestima de estudantes de um cursinho popular e a aprendizagem de biologia: investigando relações

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Orientador

Campos, Luciana Maria Lunardi

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Ciências Biológicas - IBB

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

Resumo (português)

O Brasil é caracterizado por um cenário de desigualdade social, que se reflete numa disparidade da qualidade de ensino ofertada à população. Os cursinhos populares têm como público-alvo estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, sendo uma importante ferramenta de democratização do acesso ao ensino superior, possibilitando aprendizagens aos estudantes. No processo de aprendizagem, fatores importantes são o autoconceito e a autoestima. O objetivo desta pesquisa é investigar indícios do autoconceito acadêmico e da autoestima de estudantes de um cursinho popular e a relação com a aprendizagem de biologia à luz da Pedagogia Histórico-Crítica. Foram utilizados questionários com estudantes e tutores, seguido de análise textual discursiva. Os resultados indicam a presença de sentimentos de insuficiência, autocobrança e medo de não atingir as expectativas e que o interesse pessoal, a motivação e a posição social que ocupam contribuem para uma melhoria da autopercepção dos estudantes e do valor que atribuem a si.

Resumo (inglês)

Brazil is marked by a scenario of social inequality, which is reflected in a disparity in the quality of education offered to the population. The popular courses are aimed at students in a situation of socioeconomic vulnerability, being an important tool for democratizing access to higher education, improving learning. Self-concept and Self-esteem are important factors in the learning process. The objective of this research is to investigate evidence of the academic self-concept and self-esteem of students in a popular course and the relationship with learning biology according to Historical-Critical Pedagogy. Questionnaires for students and tutors were used, followed by discursive textual analysis. The results indicate the presence of feelings of insufficiency, self-demand and fear of not meeting expectations and that the personal interest, motivation and social position they occupy contribute to an improvement in the students' self-perception and the value they attribute to themselves.

Descrição

Palavras-chave

Autopercepção, Autoestima, Aprendizagem, Biologia, Educação popular

Idioma

Português

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