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Publicação:
Análise das diretrizes do plano municipal de educação de Franca 2015-2025 para a formação continuada de professores da rede de ensino básico

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Orientador

Fonseca, Genaro Alvarenga

Coorientador

Pós-graduação

Planejamento e Análise de Políticas Públicas - FCHS

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A formação continuada de professores pode ser entendida como uma prática relevante e que tem papel fundamental na formação docente, tanto em aspectos profissionais quanto pessoais. Portanto, apresenta-se como um campo de pesquisa a ser explorado. Dentro dessa premissa, o presente trabalho tem por objetivo discutir as diretrizes, os contextos e as perspectivas presentes no Plano Municipal de Educação da cidade de Franca (PMEF), no interior de São Paulo, voltada à formação continuada dos professores da rede de ensino básico municipal. Busca-se apresentar, ao longo do trabalho, um levantamento sobre as discussões acerca dos processos de formação docente no Brasil, as evoluções no campo teórico acerca da formação continuada de professores, as novas tendências que orientam os princípios dos processos formativos no país e como os cursos ofertados pela prefeitura local dialogam com esses pressupostos. Dessa forma, pretende-se discutir a formação continuada de professores à luz da literatura voltada ao tema e analisando em que grau é possível verificar esses pressupostos presentes na formulação, criação e aplicação de políticas públicas voltadas à formação continuada. Para alcançar os objetivos propostos, optou-se por uma abordagem metodológica voltada para a análise documental, tendo, como base, os relatórios de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e a revisão da literatura condizente com a temática.

Resumo (inglês)

The continuing education of teachers can be understood as a relevant practice and has a fundamental role within teacher’s formation, both professional and personal aspects. Therefore, it presents itself as an explorable field of research. Within this premise, this paper aims to discuss the guidelines, contexts and perspective present in the Municipal Education Plan of the city of Franca, in the inner state of São Paulo, aimed at the continuing education of teachers in the municipal basic education network. We present, throughout the work, a historical survey of teachers’ formation processes in Brazil, developments in the theoretical field about teachers’ continuing formation, new trends that guide the principles of the training processes in the country and how the courses offered by the city hall are related to these assumptions. Thus, we discuss the continuing education of teachers in light of the literature review about the topic and analyze the degree to which it is possible to verify the presence of these assumptions in the formulation, creation and implementation of public policies for continuing education. To achieve the proposed objectives, a methodological approach focused on documentary analysis based on monitoring reports of the goals of the National Education Plan (PNE), and the literature review related to the theme.

Descrição

Palavras-chave

Professores formação, Educação permanente, Políticas públicas, Teachers training, Permanent education, Public policy

Idioma

Português

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