Publicação: Didática aplicada à regência coral: a função do regente educador em coral juvenil de projeto social
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Autores
Orientador
Nascimento, Andréia Miranda de Moraes 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
São Paulo - IA - Música
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta pesquisa tem como objetivo investigar metodologias aplicadas à regência coral, com ênfase especial na condução de ensaios destinados a corais juvenis de projetos sociais. Busca-se identificar as abordagens usadas na condução de ensaios, visando construir uma identidade sonora e aprimorar a técnica vocal do grupo. O estudo considera práticas pedagógicas e os princípios educacionais que orientam o trabalho do regente, examinando como os ensaios são estruturados com o objetivo de maximizar o aprendizado e a performance do coro. Isso inclui a análise da divisão das atividades, o planejamento de cada sessão de ensaio e as estratégias utilizadas pelo regente para otimizar o desenvolvimento musical dos cantores. Para atingir esse objetivo, serão realizadas entrevistas com regentes experientes e análise de artigos acadêmicos, com o intuito de fornecer concepções teóricas aplicáveis à prática da regência coral. Os resultados mostraram que a função do regente envolve uma liderança sensível às necessidades individuais e sociais dos coralistas, reconhecendo que cada pessoa traz sua bagagem emocional e que essas vivências impactam diretamente no processo musical. O regente não pode apenas focar na música enquanto técnica, precisa lembrar que está trabalhando com pessoas, com suas emoções, desafios e aspirações. Portanto é possível reafirmar a complexidade do papel do regente-educador no contexto coral juvenil de projeto social.
Resumo (inglês)
The aim of this research is to investigate methodologies applied to choral conducting, with special emphasis on conducting rehearsals for youth choirs from social projects. It seeks to identify the approaches used in conducting rehearsals, with the aim of building a sound identity and improving the group's vocal technique. The study considers pedagogical practices and the educational principles that guide the conductor's work, examining how rehearsals are structured with the aim of maximizing the choir's learning and performance. This includes an analysis of the division of activities, the planning of each rehearsal session and the strategies used by the conductor to optimize the singers' musical development. To achieve this goal, interviews will be conducted with experienced conductors and academic articles will be analyzed in order to provide theoretical concepts applicable to the practice of choral conducting. The results showed that the conductor's role involves leadership that is sensitive to the individual and social needs of the choristers, recognizing that each person brings their own emotional baggage and that these experiences have a direct impact on the musical process. The conductor can't just focus on music as a technique, they need to remember that they are working with people, with their emotions, challenges and aspirations. It is therefore possible to reaffirm the complexity of the conductor-educator's role in the youth choir context of a social project.
Descrição
Palavras-chave
Música - Instrução e estudo, Didática, Regência de coros, Canto orfeônico, Canto coral infantojuvenil
Idioma
Português
Como citar
SILVA, Júlia Gomes Miguel Barros. Didática aplicada à regência coral: a função do regente educador em coral juvenil de projeto social. Orientadora: Andréia Miranda de Moraes Nascimento. 2024. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2024.