Logotipo do repositório
 

Publicação:
O componente cultural no ensino e aprendizagem de línguas: desenvolvimento histórico e perspectivas na contemporaneidade

dc.contributor.authorSalomão, Ana Cristina Biondo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-11-12T17:26:09Z
dc.date.available2018-11-12T17:26:09Z
dc.date.issued2015-09-01
dc.description.abstractABSTRACT The cultural component in language teaching has often focused on behavioral prescriptions and information about the Other, usually wrapped in a vision of understanding and absence of conflict, refusing to be ideological and minimizing problematizations. Culture, in our view, is a constitutive and dynamic process, built in interaction, which poses for foreign language teaching and learning the need to problematize the notion of one and homogeneous national culture, which usually dominates the pedagogical practices in the area. We believe that it is important not to associate a language to a culture and vice versa, but to cover issues that take into account the subjectivity of the learner and the teacher. In order to contribute to the discussion of the cultural component in language teaching, we begin with the presentation of the historical development of the concept of culture, from etymology, permeating its semantic and conceptual unfoldings in the Human and Social Sciences as well as in the theories of Applied Linguistics to the teaching of foreign languages. In this sense, we discuss approaches to the teaching of culture in language education, pointing that the theoretical advances do not correspond to what is usually brought in textbooks and in classroom practices in relation to culture due to a trend to provide information about the culture of the Other, by means of comparisons related to national and ethnic identities which see cultural difference through an objectivist perspective. By questioning the thought which has influenced and continues to influence the role of the cultural component in foreign language teaching, we also seek for ways of inserting it in language education nowadays so as to focus on the learners' (inter)subjectivity as participants in diversity and in the emergence of culture, viewed as dynamic, in the interaction with the Other.en
dc.description.abstractRESUMO O componente cultural no ensino de línguas tem muitas vezes enfocado prescrições comportamentais e informações sobre o outro, geralmente envoltos em uma visão de compreensão e ausência de conflitos, recusando-se a ser ideológico e minimizando a problematização. Cultura, a nosso ver, é um processo constitutivo, dinâmico e (re)construído na interação, o que coloca para o ensino e aprendizagem de língua estrangeira a necessidade de problematizar a noção de cultura nacional una e homogênea, que geralmente domina as práticas pedagógicas na área. Cremos ser importante não se associar uma língua a uma cultura e vice-versa, mas sim abranger questões que levam em conta a subjetividade do aprendiz e do professor. Assim, a fim de contribuir com a discussão sobre o componente cultural no ensino e aprendizagem de línguas, partimos de uma apresentação do desenvolvimento histórico do conceito de cultura, desde sua etimologia, perpassado seu desdobramento semântico e conceitual nas Ciências Sociais e Humanas, para então adentrarmos as teorias da Linguística Aplicada ao ensino de línguas estrangeiras. Nesse sentido, discutimos as abordagens para inserção do componente cultural no ensino e aprendizagem de línguas, apontando para o fato de que os avanços teóricos não correspondem ao que geralmente é trazido nos livros didáticos e práticas de sala de aula em relação à cultura devido à tendência em apresentar informações sobre a cultura do outro, por meio de comparações relativas a identidades nacionais e étnicas que veem a diferença cultural sob uma perspectiva objetivista. Ao questionarmos o pensamento que influenciou e continua a influenciar o papel do componente cultural no ensino e aprendizagem de línguas, buscamos também apontar caminhos para sua inserção na educação linguística na atualidade de modo a enfocar a (inter-)subjetividade dos aprendizes como participantes na diversidade e a emergência da cultura, vista de forma dinâmica, na interação com o outro.pt
dc.description.affiliationUNESP
dc.description.affiliationUnespUNESP
dc.format.extent361-392
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/0103-18134500150051
dc.identifier.citationTrabalhos em Linguística Aplicada. UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), v. 54, n. 2, p. 361-392, 2015.
dc.identifier.doi10.1590/0103-18134500150051
dc.identifier.fileS0103-18132015000200361.pdf
dc.identifier.issn0103-1813
dc.identifier.scieloS0103-18132015000200361
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/157612
dc.language.isopor
dc.publisherUNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
dc.relation.ispartofTrabalhos em Linguística Aplicada
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectcultureen
dc.subjectintercultural communicationen
dc.subjectlanguage teachingen
dc.subjectculturapt
dc.subjectcomunicação interculturalpt
dc.subjectensino de línguaspt
dc.titleO componente cultural no ensino e aprendizagem de línguas: desenvolvimento histórico e perspectivas na contemporaneidadept
dc.title.alternativeThe cultural component in language teaching: historical development and contemporary perspectivesen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes2162057108800301[1]
unesp.author.orcid0000-0002-1531-8551[1]

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0103-18132015000200361.pdf
Tamanho:
598.1 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções