Logotipo do repositório
 

Publicação:
O tema sustentabilidade nos livros didáticos de Biologia do ensino médio: estudo a partir do PNLD de 2018

dc.contributor.advisorCarvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva [UNESP]
dc.contributor.authorDiehl, Leticia Pavani
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-07-13T17:37:08Z
dc.date.available2022-07-13T17:37:08Z
dc.date.issued2019/12/16
dc.description.abstractA crise social e ambiental é, entre outros fatores, reflexo do conflito de valores que permeiam a sociedade atual. No decorrer dos anos temas associados a crise têm conquistado espaço nas mídias e no universo acadêmico, abordando as diversas faces dessa problemática dentro da Educação Ambiental. Caracterizada como uma ciência multidisciplinar e plural, a Educação Ambiental acaba por flexibilizar sentidos diversos de um mesmo tema, variando a partir da área de conhecimento ou do contexto nos quais estão inseridos. No entanto, com a definição de um currículo escolar pelo Ministério da Educação e com a crescente popularização dos assuntos da temática ambiental, se faz necessário uma investigação sobre os conceitos que envolvem essa questão. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar a abordagem do tema Sustentabilidade nos livros didáticos de biologia aprovados pelo PNLD/2018. A presente pesquisa é de natureza qualitativa, documental, de caráter bibliográfico, e como instrumento de análise utilizou-se os referenciais metodológicos da Análise de Conteúdo. Das coleções analisadas, a maioria delas não se aprofunda no tema Sustentabilidade e suas derivações (Desenvolvimento Sustentável), tratando-os de modo raso, tendo a concepção utilitarista da natureza como maior norteadora do conceito. Poucas coleções problematizaram e/ou fizeram alguma crítica ao conceito de Sustentabilidade, enquanto outras se propuseram a trazer as definições outrora elaboradas nas conferências ambientais internacionais. Em geral, as coleções de livros didáticos não trazem um olhar crítico acerca dos temas para a discussão da Educação Ambiental e tratam a Sustentabilidade ou o Desenvolvimento Sustentável como a solução para o enfrentamento da crise socioambiental. Contudo, é relevante observar que os livros analisados foram elaborados a partir de documentos legais que norteiam a Educação no Brasil, que atualmente foram substituídos ou complementados pela Base Nacional Comum Curricular, a qual traz premissas curriculares para os conteúdos da Educação Básica, podendo ser, ou não, um suporte para que as novas coleções explorem o tema com maior amplitude e criticidade, dando maior destaque para o trabalho com a Educação Ambiental crítica.pt
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/235587
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectCurrículopt
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt
dc.subjectEducação ambientalpt
dc.subjectLivro didáticopt
dc.subjectSustentabilidadept
dc.subjectPNLDpt
dc.titleO tema sustentabilidade nos livros didáticos de Biologia do ensino médio: estudo a partir do PNLD de 2018pt
dc.title.alternativeThe theme of sustainability in high school Biology textbooks: a study from the 2018 PNLDen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduateCiências Biológicas - IBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
diehl_lp_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
1.22 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.44 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
diehl_lp_autorizacao_rcla.pdf
Tamanho:
378.54 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: