Logotipo do repositório
 

Publicação:
As dificuldades para a gestão do PIBID a partir do olhar de coordenadores e colaboradores em subprojetos na Faculdade de Ciências Bauru: limites e possibilidades

dc.contributor.advisorZuliani, Sílvia Regina Quijadas Aro [UNESP]
dc.contributor.authorArena, Rodrigo Magalhães [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-04-01T17:53:11Z
dc.date.available2016-04-01T17:53:11Z
dc.date.issued2016-02-05
dc.description.abstractThe Institutional Program of Initiation to Teaching, the PIBID, has by its nature the training of teachers. Focused on graduate students, the PIBID acts as a proposal for training beyond the mandatory classes, giving to the students that are entering the program, a great opportunity to improve their training as a teacher. Thus, this work focuses on a discussion of the PIBID at the Faculty of Sciences UNESP Bauru, aimed at subprojects of graduate students linked to the areas of Natural Sciences, Mathematics, Physics, Biology and Chemistry, working in an interdisciplinary way. I interviewed five teachers (three area coordinators and two contributors) seeking to verify, in their view, the understanding about the program and what were the major difficulties in the training of teachers. For contributors teachers and coordinators of the subprojects, interdisciplinarity has a very important role in the training of new teachers, and the PIBID allows to work this concept more broadly than just in the mandatory classes. However, a program so big like the PIBID comes with problems and it is in this context that this study was conducted. Coordinator teachers and contributors of the subprojects identified flaws in the program that may affect the activities proposed in the institutional designen
dc.description.abstractO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o PIBID, tem por sua natureza a formação de professores. Focado nos graduandos de licenciatura, o PIBID atua como uma proposta de formação para além do estágio obrigatório, dando aos alunos que ingressam no programa, uma ótima oportunidade de aprimorar sua condição como docente. Nesse sentido, esse trabalho volta-se para uma discussão sobre o PIBID na Faculdade de Ciências da UNESP Bauru, voltado aos subprojetos das licenciaturas ligadas às áreas de Ciências da Natureza, Matemática, Física, Biologia e Química, que trabalham de forma interdisciplinar. Foram entrevistados cinco docentes (três coordenadores de área e dois colaboradores), buscando verificar, em sua concepção, qual era a compreensão em relação ao programa e quais as dificuldades em potencias do programa para a formação de professores. Para os docentes colaboradores e coordenadores dos subprojetos, a interdisciplinaridade tem um papel muito importante para a formação de professores, e o PIBID permite se trabalhar esse conceito de forma mais ampla do que apenas em estágios obrigatórios. Porém, um programa da magnitude do PIBID vem acompanhado de problemas e é nesse âmbito que esse trabalho foi desenvolvido. Os docentes coordenadores e colaboradores dos subprojetos identificam falhas no programa que podem comprometer as atividades propostas no projeto institucionalpt
dc.identifier.aleph000860773
dc.identifier.citationARENA, Rodrigo Magalhães. As dificuldades para a gestão do PIBID a partir do olhar de coordenadores e colaboradores em subprojetos na Faculdade de Ciências Bauru: limites e possibilidades. 2016. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Química) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2016.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-03-28/000860773.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/136495
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)pt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectDidáticapt
dc.subjectQuímica - Formação de professorespt
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimentopt
dc.subjectTeachers, Training ofpt
dc.titleAs dificuldades para a gestão do PIBID a partir do olhar de coordenadores e colaboradores em subprojetos na Faculdade de Ciências Bauru: limites e possibilidadespt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.undergraduateQuímica - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000860773.pdf
Tamanho:
1.05 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format