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Publicação:
Revisitando os problemas de aprendizagem e a produção do fracasso escolar: o que pensam os professores na atualidade?

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Orientador

Lepre, Rita Melissa

Coorientador

Pós-graduação

Psicologia - FCLAS

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Os problemas no processo de escolarização são antigos na história da educação formal brasileira, assim, o fracasso escolar no Brasil tem se configurado historicamente de modo crônico e complexo. Desse modo, torna-se fundamental o contínuo aprofundamento no tema, considerando os professores que lidam diretamente com os desafios cotidianos nas escolas, pois apesar de melhorias significativas nos índices educacionais nas últimas décadas, o cenário ainda é preocupante, existindo questões que merecem atenção constante. Por isso, busca-se aqui compreender os problemas de aprendizagem e a produção do fracasso escolar de modo multifatorial, tendo como referencial teórico a Psicologia Escolar crítica, arguindo possibilidades de atuação e intervenção na interface da Psicologia e Educação. Assim sendo, o objetivo é revisitar o tema dos problemas de aprendizagem e a produção do fracasso escolar no Brasil, analisando a concepção dos professores do ensino fundamental dos anos iniciais sobre o tema. Para a coleta dos dados, elaborou-se um questionário misto, divulgado online; ao todo, 37 professores dos anos iniciais participaram da pesquisa. Utilizou-se como método a análise temática de conteúdo de Laurence Bardin para sistematização e interpretação dos resultados. Apesar de avanços nas concepções de alguns professores, no geral ainda foi possível constatar a presença de concepções que entendem as dificuldades de aprendizagem centrada no aluno, com olhar individualizante e a culpabilização do aluno e sua família, compreendendo frequentemente o problema como extraescolar, isto é, questões pedagógicas e escolares são muito menos mencionadas como justificativa, enquanto conflitos familiares, problemas emocionais, cognitivos, neurológicos, déficits intelectuais são os mais citados como causa dos problemas de aprendizagem. Além disso, a diferença entre problemas e transtornos de aprendizagem nem sempre ficou clara para os professores, e muitos não se sentem preparados ou apenas parcialmente preparados para lidar com essas situações na prática pedagógica.

Resumo (inglês)

The problems in the schooling process are old in the history of Brazilian formal education, thus, school failure in Brazil has historically been configured in a chronic and complex way. Thus, it is essential to continuously deepen the theme, considering teachers who deal directly with the daily challenges in schools, because despite significant improvements in educational indexes in recent decades, the scenario is still worrying, with issues that deserve constant attention. For this reason, the aim here is to understand the learning problems and the production of school failure in a multifactorial way, arguing about possibilities of action and intervention at the interface of Psychology and Education. Therefore, our objective is to revisit the theme of learning problems and the production of school failure in Brazil, analyzing the conception of primary school teachers in the early years on the subject. For the collection of data, a mixed questionnaire was elaborated, published online for teachers, in all, 37 teachers from the initial years participated in the research. Laurence Bardin's thematic content analysis was used as a method to systematize and interpret the results. Despite some advances in the conceptions of some teachers, in general it was still possible to verify the presence of conceptions that understand student-centered learning difficulties, with an individualizing look and the blame of the student and his family, often understanding the problem as out of school, that is, pedagogical and school issues are much less mentioned as a justification, while family conflicts, emotional, cognitive, neurological problems, intellectual deficits are the most cited as the cause of learning problems. In addition, the difference between problems and learning disorders has not always been clear to teachers, and many do not feel prepared or only partially prepared to deal with these situations in pedagogical practice

Descrição

Palavras-chave

Fracasso escolar, Psicologia escolar, Aprendizagem - Dificuldades e problemas, Patologização da educação

Idioma

Português

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